Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Bahia registra primeiros casos de Mpox em 2026

1

Dois casos de Monkeypox (Mpox) foram confirmados na Bahia, nesta quinta-feira (19). Esses são os primeiros registros da doença no estado em 2026. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), um paciente é de Vitória da Conquista, na região Sul do estado, e outro é um caso importado, de um paciente que veio da cidade de Osasco, em São Paulo, para Salvador.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista informou que o caso registrado na cidade é de uma paciente mulher, com idade entre 30 e 39 anos, que reside em outro município da região. Ela deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista no dia 5 de fevereiro apresentando quadro de lesões cutâneas vesiculares e crostas. Ainda segundo a pasta, a mulher também testou positivo para catapora, porém teve confirmação por meio de exames laboratoriais para o diagnóstico de Mpox. Ela está em isolamento e com boa resposta ao tratamento.

“A Secretaria Municipal de Saúde reforça que segue monitorando o caso e adotando todas as medidas de vigilância e controle preconizadas pelos protocolos sanitários, a fim de garantir a segurança da população”, informou a pasta.

Não há mais informações sobre o paciente de Salvador, segundo a Sesab. A pasta também revelou que outros dois casos estão em análise e outros três foram descartados.

No Brasil, 47 casos já foram registrados, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde ao Valor Econômico nesta quinta-feira. Nesta conta, estão inclusos 41 casos confirmados em São Paulo, três casos no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal, um em Rondônia, e um em Santa Catarina. O dado não incluiu, a atualização de casos em São Paulo, que já chega a 44, de acordo com o painel de monitoramento do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), e o caso confirmado no Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre na última terça-feira (17).

Correio da Bahia

Problema elétrico afeta abastecimento de água em alguns bairros de Juazeiro na manhã dessa sexta-feira (20)

0

Moradores de diversos bairros de Juazeiro, na região Norte da Bahia, começaram a sexta-feira (20) enfrentando falta de água após uma pane no quadro elétrico da subestação do Distrito Industrial. A informação foi divulgada pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

De acordo com o órgão, o problema interrompeu o abastecimento ainda pela manhã e atingiu comunidades de diferentes regiões do município. Entre os locais afetados estão João Paulo II, Park Residencial, Jatobá, Praia do Rodeadouro, Vila Santa Fé, Antônio Guilhermino, Itaberaba, além dos Residenciais Juazeiro I, II e III, Sol Nascente e Jardim Campestre.

O SAAE informou ainda que a equipe de manutenção já está no local para as devidas providências. A expectativa é que, após a correção da falha elétrica, a água volte gradualmente às residências, já que o sistema depende de pressurização da rede, processo que demanda tempo até que a tubulação esteja completamente cheia.

O SAAE reforça a importância de que todo imóvel deva possuir um reservatório para armazenamento de água e evitar o desabastecimento nesses casos imprevisíveis.

Redação PNB com informações do SAAE

“Transparência é um princípio essencial”: Candidatos cobram esclarecimentos após retirada do cargo de Assistente Social em seleção da UPA de Juazeiro

0

Candidatos do Processo Seletivo Simplificado da UPA Dr. João Oliveira, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, denunciaram ao Portal Preto no Branco a falta de clareza após a publicação da errata do edital nº 001/2026, conduzido pelo Instituto Imodernizar. Segundo os relatos, o cargo de Assistente Social foi retirado do processo seletivo sem explicações objetivas.

“Gostaria de um esclarecimento sobre a errata 001/2026 da seleção da UPA Dr. João Oliveira. A errata do edital 001/2026 alterou as regras da seleção, cancelando as inscrições e solicitando novas inscrições. O cargo de Assistente Social, para o qual eu estava inscrita, não consta mais no edital”, relatou.

Ela ainda destaca a contradição no próprio documento divulgado.

“Na errata está escrito que a alteração é somente nas datas. Em nenhum momento fala sobre exclusão de cargos. Por isso, solicito esclarecimentos e a possibilidade de manutenção do cargo original”, completou.

Outra candidata, que já aguardava a etapa de entrevista, também relata surpresa e frustração.

“Estava regularmente inscrita para o cargo de Assistente Social e já aguardava a entrevista. Recebi um e-mail informando apenas a reabertura das inscrições e a readequação de datas”, contou.

Ao acessar o site do instituto responsável, ela afirma ter percebido a mudança inesperada.

“Quando entrei no site do Imodernizar, vi que a vaga de Assistente Social, assim como outros cargos, tinha sido simplesmente removida da página de inscrição, sem qualquer explicação clara no comunicado enviado aos candidatos”, disse.

Segundo os candidatos, a situação gera insegurança e levanta dúvidas que seguem sem resposta. “O cargo foi cancelado? Foi apenas suspenso? Vai haver um novo edital? Qual a justificativa para retirar vagas que já tinham sido publicadas?”, questiona uma das denunciantes.

Eles pedem respeito e transparência. “Estamos falando de um processo público. As pessoas se inscreveram, se prepararam e estavam aguardando as próximas etapas. A transparência é um princípio essencial”, reforçou outra candidata.

Encaminhamos os questionamentos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro, mas até o momento, não obtivemos resposta.

Redação PNB

Usuários criticam longas filas e falta de estrutura na Farmácia Central de Juazeiro; SESAU atribui alta demanda ao feriado e diz manter sete guichês em funcionamento

0

Usuários da Farmácia Central do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para criticar a situação enfrentada por quem precisa retirar medicamentos no local. Apesar da grande demanda diária, usuários afirmam que não há estrutura adequada para acolher quem aguarda atendimento.

“Olha a situação da farmácia aqui no Camelódromo. Isso não existe, é sofrimento, é humilhação. Quero chamar a atenção do secretário de Saúde. Isso é falta de respeito com as pessoas”, desabafou uma usuária.

Segundo os relatos, as cadeiras ficam apenas dentro da unidade, enquanto a maioria das pessoas precisa esperar do lado de fora.
“Tinham idosos na fila, todos em pé, no sol quente. As cadeiras só ficam lá dentro, mas quem vem buscar os medicamentos é obrigado a aguardar aqui fora, sem nenhuma proteção”, relatou.

A situação causa indignação principalmente porque muitos usuários já enfrentam problemas de saúde.
“A gente vem fragilizado, precisando de remédio, e ainda passa por isso. É desumano deixar idosos e pessoas doentes em pé, no sol, sem estrutura nenhuma”, afirmou outra usuária.

Imagens registradas na manhã desta quinta-feira (19) mostram filas do lado de fora da unidade, com pessoas em pé e expostas ao sol forte.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a SESAU informou que “em razão do feriado prolongado de Carnaval, é natural o aumento do movimento nos serviços de dispensação de medicamentos. ASesau reitera que, para garantir maior agilidade e conforto aos usuários, a farmácia central opera com sete guichês de atendimento em pleno funcionamento. A Sesau orienta ainda que a população também pode buscar atendimento nas demais unidades de dispensação de medicamentos do município:
Farmácia da Família I, localizada na BR-235, bairro Dom Thomaz, em frente à UPA; Farmácia da Família III, localizada na Quadra Doze A, bairro João Paulo II, na UBS do bairro; Farmácia da Família IV, localizada na Avenida Conjunto Habitacional Codevasf I, Piranga, no CRAS Malhada da Areia. A Secretaria reforça seu compromisso com a assistência farmacêutica e agradece a compreensão de todos”.

Redação PNB

Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro voltam a reclamar de atraso no complemento do piso salarial: “estamos exaustos dessa situação”

0

Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro procuraram novamente o Portal Preto no Branco para denunciar o atraso no pagamento do complemento do piso salarial e do retroativo da categoria. Segundo os trabalhadores, até esta quarta-feira (19), não há qualquer esclarecimento oficial sobre quando os valores serão pagos, mesmo com o repasse já realizado pelo Governo do Estado.

“Sou funcionária do HRJ e venho mostrar toda a indignação da enfermagem. Hoje, dia 19 de fevereiro, estamos sem resposta sobre o nosso pagamento do piso salarial. Pelo Portal da Transparência, o Estado fez o repasse no dia 26 de janeiro na conta da empresa OSID, mas quando a gente procura o RH ninguém sabe informar nada”, relata.

A situação, segundo ela, não é novidade e se repete constantemente.

“Não é a primeira vez e, infelizmente, nem será a última. A gente sempre precisa cobrar nossos direitos para receber. Parece que só pagam quando a pressão aumenta. A pergunta que fica é: por que tanta demora para efetuar o pagamento, se o dinheiro já está lá?”, questiona.

Além do atraso, os profissionais afirmam que convivem com cobranças excessivas no ambiente de trabalho, mesmo diante da instabilidade salarial.

“Somos muito cobrados todos os dias, mas nossos direitos não são respeitados. Estamos exaustos dessa situação. É um desgaste emocional enorme”, desabafou.

Outra funcionária destaca que houve até a publicação de um contracheque que não se concretizou em pagamento.

“Lançaram um contracheque no portal referente a esse retroativo, mas o dinheiro não entrou na conta. Quando procuramos o RH, disseram que o contracheque tinha sido lançado errado. Ou seja, iam pagar e desistiram?”, questiona.

A profissional também relembra que, após denúncias anteriores, os pagamentos só ocorreram de forma fracionada.

“No início de janeiro, depois de várias denúncias, finalmente pagaram o salário em um dia e o retroativo no outro. Agora tudo voltou a atrasar. A gente só quer saber o motivo desse castigo. O dinheiro está na conta, por que não repassam para gente?”, pergunta.

Encaminhamos os relatos para a gestão do HRJ em busca de esclarecimentos, mas até o momento não obtivemos respostas.

Redação PNB

Câmara de Juazeiro aprova projetos de reajuste salarial e auxílio alimentação para servidores e professores

0

A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou, em Sessão Legislativa Extraordinária realizada nesta quarta-feira (19), três importantes projetos de lei que tratam de reajuste salarial e benefícios para servidores públicos municipais.

Foram aprovados o Projeto de Lei nº 4.052/2026, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos concursados do Legislativo Municipal; o Projeto de Lei nº 4.053/2026, também de autoria da Mesa Diretora, que trata da concessão de Auxílio Alimentação aos servidores do Poder Legislativo; e o Projeto de Lei nº 4.054/2026, de autoria do Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino.

Os projetos foram aprovados pelos vereadores, reforçando o compromisso do Parlamento Municipal com a valorização dos servidores públicos e com o fortalecimento da educação no município.

Ascom

Prefeitura de Petrolina prorroga as inscrições da Política Nacional Aldir Blanc

0

Por meio de decreto municipal publicado nessa quarta-feira (18), a Prefeitura de Petrolina prorrogou o prazo das inscrições e da atualização do cronograma da Política Nacional Aldir Blanc 2026. As inscrições dos projetos concorrentes passam a ter novo prazo de encerramento e serão realizadas até o dia 20 de março.

Com a mudança, a divulgação do resultado preliminar ocorrerá no dia 27 de março. Em seguida, os candidatos terão o período de 28 de março a 1º de abril para solicitar recursos. Já o resultado final dos projetos contemplados será publicado no dia 3 de abril.

A Política Nacional Aldir Blanc visa fomentar a cultura por meio da seleção de projetos que valorizem a identidade regional, as tradições e a diversidade, contemplando 19 linguagens culturais. O cronograma atualizado pode ser consultado no site http://mapacultural.petrolina.pe.gov.br ou no Diário Oficial do Município.

Para esclarecimento de dúvidas, a Secretaria Executiva de Cultura disponibiliza atendimento pelo e-mail pnabpetrolina@gmail.com, pelo telefone (87) 3983-6581 ou presencialmente, na sede da Secretaria Executiva de Cultura, localizada na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, Parque Bandeirantes, Petrolina.

Ascom

Suspensão do transporte interestadual Juazeiro–Petrolina completa um mês e ANTT anuncia reajuste tarifário

0

Há um mês, usuários que dependem do transporte coletivo interestadual Juazeiro/Petrolina estão sofrendo com os transtornos provocados pela suspensão da linha. O serviço foi interrompido no último dia 19 de janeiro após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) identificar a operação irregular pela empresa Atlântico Transporte.

Desde então, estudantes e trabalhadores que dependem diariamente do transporte para se deslocar entre os dois municípios têm sido impactados diretamente.

“O que está acontecendo na nossa região é um absurdo. Sou de Juazeiro, trabalho em Petrolina há vários anos e nunca vi uma situação dessa acontecer. É um absurdo a suspensão de um serviço que é tão essencial. Já estamos enfrentando este transtorno há um mês e até agora nada foi feito. Cadê as autoridades dos dois municípios?”, questiona uma usuária.

Outro usuário destaca que sem a circulação dos ônibus, muitos usuários passaram a arcar com custos elevados, utilizando transporte por aplicativo, ou as barquinhas.

“Eu sou estudante do IFSertãoPE e dependo do transporte coletivo. Meus gastos para chegar até a instituição ficaran muito elevados, pois estou tendo que pagar transporte por aplicativo para ir e voltar. Não tenho mais como arcar com essa despesa, pois apenas estudo. Vai chegar o momento que vou precisar perder aulas por conta desta situação lamentável”, desabafou.

Em publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19), a ANTT anunciou um reajuste de 2,54% no coeficiente tarifário dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual entre Juazeiro e Petrolina. Com o reajuste, o coeficiente tarifário passa a ser fixado em R$ 0,15 por passageiro x quilômetro (tipo único).

De acordo com a publicação, o novo valor passa a vigorar a partir da zero hora deste domingo (22). A ANTT destaca ainda que a atualização desse coeficiente segue os critérios estabelecidos pela Resolução da agência nº 2.130/2007, que disciplina a estrutura de formação de preços nesse tipo de operação.

Vale ressaltar que em dezembro do ano passado, após um acordo entre as empresas Joafra Transportes e Atlântico Transportes, houve um aumento na tarifa que passou a custar R$ 5,00. Antes, o valor era de R$ 3,90.

Nesta quinta-feira (19), o PNB entrou mais uma vez em contato com a ANTT para solicitar informações sobre o retorno do serviço e sobre o novo aumento no valor da tarifa. Aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Mãe critica suspensão de turma de 2 anos em escola municipal do distrito do Salitre, em Juazeiro, e relata dificuldades para trabalhar; SEDUC responde

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, a mãe de uma criança que reside na comunidade do Horto, no distrito do Salitre, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, reclamou da extinção da turma do infantil 2 na Escola Municipal Lúcia Carmem Sobreira. De acordo com ela, que preferiu não se identificar, a
suspensão da turma de crianças de 2 anos têm causado transtornos para pais e responsáveis.

“Venho por meio desta fazer uma denúncia, porque a turma de crianças de 2 anos da escola foi suspensa. Desde então, meu filho e as outras crianças estão sem aula, sem nenhuma explicação clara para nós, pais. Nós precisamos trabalhar e muitos não tem com quem deixar os filhos. A escola é essencial para que a gente consiga manter nossas responsabilidades. Sem aula, ficamos de mãos atadas”, desabafa.

A mãe também destaca que a situação vai além da organização familiar e atinge um direito básico das crianças. “Nossos filhos estão sendo privados do direito à educação. São crianças pequenas, que precisam desse convívio, desse acompanhamento, e simplesmente estão em casa, sem nenhuma alternativa”, relata.

Ainda de acordo com o depoimento, várias famílias da comunidade do Horto enfrentam o mesmo problema. “Não é só comigo. São muitas mães e pais passando pela mesma dificuldade. O prejuízo é coletivo, tanto para as crianças quanto para quem depende da escola para trabalhar”, diz.

A denunciante pede que o caso seja apurado com urgência. “Peço que as autoridades verifiquem essa situação o quanto antes. A suspensão das aulas está causando sérios impactos sociais e emocionais nas famílias. Precisamos de uma solução”, conclui.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Educação de Juazeiro. Em nota, a Seduc informou que “A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc informa que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB, as turmas de Infantil II, que atendem crianças de 2 anos, estão inseridas na modalidade Creche. As turmas são formadas, portanto, por bebês e precisam de uma estrutura adequada para o seu funcionamento. Neste sentido, a oferta da modalidade na escola citada precisou ser revista, já que a unidade escolar não atende às necessidades desse público. A Seduc, junto com a gestão escolar, já está organizando as adequações necessárias para o atendimento das crianças nessa faixa etária, priorizando a segurança de todas elas”.

Redação PNB