Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Estudante da rede municipal de Juazeiro recebe premiação da etapa nacional do MPT Na Escola

0

Em uma manhã de muita emoção, a aluna Yasmim Alves Ventura da Escola Municipal Eliseu Santos, em Itamotinga, recebeu hoje (20) a premiação pelo terceiro lugar na etapa nacional do concurso MPT Na Escola. A estudante já havia sido anunciada como vencedora do prêmio em dezembro de 2025, quando concorreu com estudantes de todo o Brasil com o conto “A menina que não teve infância”.

O evento de comemoração, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, entregou à estudante um tablet, uma garrafa térmica e itens de papelaria, e à instituição e a alguns integrantes da equipe escolar envolvidos no programa foram entregues o troféu, medalhas e uma assistente virtual (Alexa).

Bastante comovida, a aluna premiada Yasmim Alves Ventura destacou que o recebimento do prêmio simboliza o início de uma busca pela realização de seus sonhos. “Com o conto, eu aprendi que lugar de criança não é trabalhando e que não posso abandonar a escola para trabalhar. Que preciso focar nos meus estudos para poder realizar os meus sonhos e que, se você tem um sonho, nunca desiste dele”.

O MPT Na Escola é uma ação do Ministério Público do Trabalho voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil, por meio da abordagem do tema no ambiente escolar. O projeto consiste em um concurso nacional que premia produções artístico-culturais de estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas categorias desenho, música, poesia e conto.

Ascom/PMJ

Promotor de Juazeiro, Raimundo Moinhos, é designado para júri popular do caso Mãe Bernadete

0

O promotor de Juazeiro, Raimundo Moinhos, foi designado pela Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia para atuar no júri popular do assassinato de Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, uma das mais importantes lideranças quilombolas da Bahia.
O julgamento será realizado na próxima terça-feira, dia 24, a partir das 8h, no Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador.

No banco dos réus estarão Arielson da Conceição Santos e Marílio dos Santos. Arielson encontra-se preso preventivamente, enquanto Marílio está foragido. Ambos respondem por homicídio qualificado, com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, além de feminicídio e crimes correlatos.

Reconhecido como um dos promotores mais atuantes do estado, o promotor Raimundo Moinhos se destaca por sua expressiva atuação no Tribunal do Júri. Ele figura entre os promotores que mais realizaram julgamentos na Bahia por três anos consecutivos: 2022, 2023 e 2024.

Somente em 2024, foram 102 júris conduzidos pelo promotor. Já em 2025, ele somou 72 júris, números que reforçam sua experiência, dedicação e protagonismo na condução dos casos.

Natural de Salvador, Moinhos recebeu em novembro de 2022 o título de cidadão juazeirense. Ele atuou em Juazeiro entre os anos de 1998/2003, retornou ao MPBA na capital e, em 2016, voltou a servir a Juazeiro.

Profissional de extrema importância dentro do meio jurídico da Bahia, Moinhos conta com o reconhecimento da população pela sua atuação firme, ética e responsável na defesa dos interesses da sociedade. O promotor tem agido na instauração de inquéritos civis e ações civis públicas para elucidar supostos crimes e atuado, com destaque, em juris de crimes de grande repercussão no Vale do São Francisco.

Relembre o assassinato de Mãe Bernadete

Mãe Bernadete foi assassinada no dia 17 de agosto de 2023, dentro de sua própria casa, na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A líder quilombola e Ialorixá foi morta com 25 tiros.

No momento do crime, ela estava acompanhada de dois netos adolescentes. Segundo as investigações, os criminosos retiraram os jovens da sala antes de executar Mãe Bernadete. Após o assassinato, os suspeitos levaram os celulares da vítima e dos netos.
Sem acesso aos aparelhos, um dos adolescentes, identificado como Wellington, conseguiu pedir socorro usando um computador que estava com um aplicativo de mensagens aberto, acionando moradores da comunidade. Os autores do crime teriam fugido do local em uma motocicleta.

O Portal Preto no Branco segue acompanhando o caso e trará atualizações sobre o julgamento, que representa um marco na luta por justiça, pela defesa dos povos quilombolas e pelo enfrentamento à violência contra lideranças tradicionais na Bahia.

Redação PNB

Usuária aponta falhas na UBS do Mussambê, em Juazeiro; SESAU diz que atendimento segue normal

0

Uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) procurou o Portal Preto no Branco para criticar supostas falhas graves no atendimento do Posto de Saúde Mussambê, em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Ela conta que está tentando marcar uma guia de retorno ao médico pneumologista, mas tem encontrado apenas negativas e falta de informações claras por parte da unidade.

“Estou há vários dias tentando marcar uma guia de retorno para o pneumologista, porque preciso apresentar um exame que esperei quase um ano para conseguir fazer. Mesmo assim, o posto se recusa a marcar. Eles dizem que a funcionária responsável está afastada por atestado médico e que não tem outra pessoa para fazer esse serviço. Isso, para mim, é inadmissível”, relatou a usuária.

Ela detalha que o problema se arrasta desde janeiro. “Estive lá no final do mês de janeiro e essa foi a justificativa que me deram. Voltei agora em fevereiro e me disseram que no dia 15 iriam enviar a solicitação para a Secretaria de Saúde para ser marcada”, contou.

No entanto, ao retornar novamente à unidade, o problema persistiu. “No dia 19 deste mês, fui ao posto para saber se tinham encaminhado a guia para a secretaria. A resposta foi que não tinham como me informar, porque a funcionária responsável não estava no local e não tinha ninguém que pudesse verificar isso para mim”, disse.

Para a usuária, a situação revela descaso com a população. “A ausência de um único funcionário não pode impedir o acesso a um serviço essencial de saúde. Isso mostra uma completa desorganização administrativa e falta de respeito com o paciente”, criticou..

Ela também alerta para os riscos à própria saúde. “Faço acompanhamento médico, recebo medicação e preciso desse retorno para apresentar o exame e renovar o laudo médico. Sem isso, não consigo dar continuidade ao tratamento, o que pode agravar meu quadro de saúde”, desabafou.

A usuária finaliza cobrando providências urgentes. “Eu só quero que garantam imediatamente a marcação do meu retorno ao pneumologista, que organizem o posto para que a falta de um servidor não paralise tudo e que apurem quem é responsável por essa falha no atendimento”, concluiu.

Encaminhamos o relato para a Secretaria de Saúde. Em nota, a SESAU informou que “a unidade de Mussambê conta com duas equipes de atendimento. Atualmente, uma das recepcionistas encontra-se temporariamente afastada por licença médica, em razão de condição de saúde devidamente justificada. Durante esse período, a outra profissional permanece realizando o acolhimento dos usuários, bem como os procedimentos de agendamento de consultas e demais demandas administrativas. Em relação à marcação de guias, a Sesau reitera que o procedimento segue o fluxo regular de cotas, realizadas mensalmente, geralmente ao final de cada mês. Neste mês, a abertura da cota mensal ocorrerá a partir da próxima semana. A Sesau ressalta que a ausência temporária da recepcionista no início deste mês não implicou em recusa de atendimento ou negativa de marcação de guias. A Secretaria reforça que já tomou ciência da demanda apresentada e que a situação será novamente dialogada com a gerência responsável, a fim de reiterar as orientações e assegurar a normalidade dos serviços prestados à população. A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro permanece à disposição da comunidade e reafirma seu compromisso com um atendimento responsável, transparente e humanizado”.

Redação PNB

Moradores alertam sobre poste prestes a cair no bairro Itaberaba, em Juazeiro e cobram providências da Coelba: “uma tragédia anunciada”

0

Moradores da Rua 13, do bairro Itaberaba, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para alertar sobre a situação de risco provocada por um poste de energia elétrica que, segundo eles, está com a estrutura seriamente comprometida e ameaça cair a qualquer momento. De acordo com os relatos, o problema já se arrasta há mais de um ano.

“Esse poste está quase caindo. A estrutura está danificada há mais de um ano e, a cada dia que passa, a situação vem se agravando”, afirmou um morador.

A comunidade relata que diversas solicitações já foram feitas à Coelba, mas nenhuma providência efetiva foi adotada até o momento. “Já ligamos várias vezes para pedir a troca do poste, mas até agora nada foi resolvido”, reclamou outro morador.

O temor é de que a falta de ação resulte em um acidente grave. “A gente vive com medo. Crianças, idosos e pedestres passam por aqui todos os dias. Temos receio de que aconteça algum acidente. É uma tragédia anunciada”, reforçou um dos moradores.

Encaminhamos o caso para a Coelba e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Profissional da educação cobra convocações dos aprovados no processo seletivo da SEDUC de Juazeiro:

0

Uma profissional procurou o Portal Preto no Branco para denunciar supostas irregularidades no processo seletivo da Secretaria de Educação do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Segundo o relato, práticas que ela classifica como “ajeitado político” estariam impedindo a convocação de candidatos aprovados, mesmo diante da falta de professores e funcionários em diversas escolas da rede municipal.

“Tem escola sem professor e, ao mesmo tempo, tem escola onde professores com carga horária de 40 horas estão segurando a vaga de outro professor que está cumprindo interstício. Ou seja, não surge vaga para professor porque tem gente com 40 horas ocupando o espaço que poderia ser de outro profissional. Isso é injusto. Poderiam chamar quem passou no processo seletivo, mas não chamam. Fica tudo travado enquanto os ‘deles’ cumprem esse período”, acusa.

A profissional cita ainda a situação da Escola Durval Barbosa, localizada no povoado de Poções, no distrito de Juremal, que segundo ela, enfrenta uma necessidade urgente de funcionários para serviços de limpeza.

“O mais revoltante é que existem pessoas classificadas e pontuadas no processo seletivo esperando ser chamadas, mas isso não acontece”, relata a profissional.

Ela afirma ainda que, apesar da existência de candidatos aprovados, a gestão municipal estaria optando por contratações emergenciais e temporárias.

“A Prefeitura ignora quem participou da seleção, cumpriu todas as etapas e conquistou a pontuação de forma legítima. Isso desvaloriza o processo seletivo e passa uma sensação de falta de transparência e respeito com a população”, critica.

Para os participantes do processo seletivo, a situação gera frustração e insegurança.

“Se existe um processo seletivo válido, ele precisa ser cumprido. Quem foi aprovado merece ser convocado, não substituído por contratos provisórios”, reforça a denunciante.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação de Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Após denúncia de família, HU-Univasf se pronuncia sobre demora em cirurgia ortopédica de idoso

0

Após a família de um idoso de 66 anos procurar o Portal Preto no Branco para denunciar a longa espera por uma cirurgia ortopédica no Hospital Universitário da Univasf, no sertão de Pernambuco, a unidade hospitalar divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso. O paciente aguarda desde novembro do ano passado a realização do procedimento, após ter recebido, em março, um fixador externo na perna e passar a ser acompanhado por consultas periódicas.

No posicionamento, o hospital afirma que o paciente foi atendido, medicado e está inserido na programação cirúrgica, mas argumenta que enfrenta uma sobrecarga histórica, atendendo uma rede de 53 municípios da Bahia e de Pernambuco, o que tem elevado significativamente a demanda por cirurgias de média e alta complexidade.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O HU-Univasf informa que o paciente foi atendido pela equipe assistencial da unidade, sendo medicado e orientado sobre os cuidados que deve ter em casa. Ele também está inserido na programação cirúrgica do Hospital, entretanto é preciso reforçar um contexto que há muito o HU-Univasf chama a atenção das autoridades, dos órgãos públicos e da sociedade civil como um todo: o Hospital Universitário da Univasf é referência para uma rede de saúde que suporta 53 municípios de dois estados do Brasil (Pernambuco e Bahia), o que acaba elevando a níveis preocupantes a demanda por procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.

Hoje, o Hospital está trabalhando em 42% acima da sua capacidade de oferta de leitos cirúrgicos. De 2024 para 2025, aumentou em 10% a quantidade de cirurgias de média e complexidade. Para além da produção hospitalar diária, realizou, somente no ano passado, 16 mutirões para atendimento especializado, muitos deles aos sábados. As atuações das equipes nesses mutirões resultaram em 204 cirurgias, 224 exames e 981 consultas com especialistas. Ou seja, o HU-Univasf está concentrando todos os esforços que tem disponíveis, mas é preciso alertar que a saúde da região precisa de mais unidades de saúde especializadas para dar conta da demanda, que segue crescendo exponencialmente.

Reclamação

“São quase quatro meses de espera”: família de idoso critica demora na realização de cirurgia no HU-UNIVASF e agravamento do quadro do paciente

Redação PNB

Usuária cobra esclarecimentos sobre suspensão de atendimentos na UBS CAIC, em Juazeiro

0

Uma usuária do sistema público de saúde procurou o Portal Preto no Branco para criticar a precariedade no atendimento da Unidade Básica de Saúde CAIC, localizada no bairro Antônio Conselheiro, em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Segundo o relato, a unidade contava com apenas uma médica e, a partir da próxima semana, ficará totalmente sem atendimento médico.

“Já era difícil porque só tinha uma médica. Agora fomos informados que, a partir da semana que vem, não vai ter atendimento nenhum”, relata a usuária, preocupada com a situação.

Além da ausência de profissionais médicos, a moradora afirma que outro serviço essencial também foi suspenso. “A recepção informou que a UBS também não está aplicando vacinas. Quem precisa se vacinar está tendo que procurar outras unidades, sem nenhuma orientação clara”, denuncia.

De acordo com a usuária, não há informações sobre quando os serviços serão normalizados. “Não dizem quando o atendimento médico vai voltar, nem quando a vacinação será retomada. A população fica sem saber o que fazer”, afirma.

Um comunicado afixado na unidade informa sobre suspensão de atendimentos de rotina por manutenção de infraestrutura, mantendo apenas casos de urgência e emergência, além do cuidado com gestantes.

O PNB encaminhou os relatos da usuária para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de informações.

Redação PNB

ATEPAAJ cobra celeridade do IPJ e denuncia demora na correção da Retribuição por Titulação de professores aposentados

0

A Associação ATEPAAJ vem a público manifestar sua profunda preocupação com a falta de celeridade por parte do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) na resolução da demanda referente à verba de Retribuição por Titulação (RT) dos professores aposentados.

Trata-se de uma questão de direito, que envolve a necessária correção da verba de RT nos salários dessa categoria, assegurando o respeito às garantias legais e à paridade remuneratória. A demora na análise e solução do problema tem causado insegurança, prejuízos financeiros e grande apreensão aos professores aposentados, que dedicaram suas vidas ao serviço público e à educação do município.

Reiteramos que a valorização do magistério não se encerra com a aposentadoria. É imprescindível que os direitos adquiridos sejam devidamente reconhecidos e implementados com responsabilidade, transparência e, sobretudo, celeridade.

Diante disso, a ATEPAAJ solicita urgência imediata na resolução da correção da verba de Retribuição por Titulação (RT), bem como maior agilidade nos procedimentos administrativos do IPJ, garantindo o cumprimento dos direitos previdenciários dos nossos professores aposentados.

Seguiremos acompanhando e cobrando providências até que a situação seja definitivamente solucionada.

Juazeiro, 20 de fevereiro de 2026.

ATEPAAJ
Associação dos Trabalhadores da Educação Pensionistas, Aposentados e Ativos de Juazeiro.

“São quase quatro meses de espera”: família de idoso critica demora na realização de cirurgia no HU-UNIVASF e agravamento do quadro do paciente

0

A família de um idoso de 66 anos entrou em contato com o Portal Preto no Branco para criticar a longa espera por uma cirurgia ortopédica no Hospital Universitário de Petrolina, no sertão de Pernambuco. Conforme os relatos, o problema começou ainda em março do ano passado, quando o paciente precisou passar por um procedimento para colocação de um fixador externo na perna, conhecido como “gaiola”.

“Em março do ano passado, meu pai ficou um tempo internado no Hospital Universitário e colocaram essa gaiola na perna dele. Depois disso, ele foi liberado e orientado a retornar periodicamente para consultas, para o médico acompanhar a evolução do caso. Em novembro, o médico disse que não precisava mais folgar os pinos, que já estava tudo certo para fazer a cirurgia. Ele pediu para meu pai voltar em 45 dias, já para ser internado e passar pela cirurgia”, explica o filho do idoso.

No entanto, conforme as informações, o prazo indicado não foi cumprido. “Esses 45 dias já estão completando quase quatro meses. A cirurgia não foi feita e a situação do meu pai só piorou”, afirma o filho.

Nessa quinta-feira (19), diante do agravamento do quadro, a família decidiu retornar ao Hospital Universitário. O atendimento, porém, segundo o filho, começou com mais um obstáculo.

“Quando meu pai chegou ao HU, inicialmente não deixaram ele entrar. Ele teve que ficar aguardando na recepção, pois disseram que precisava falar primeiro com o diretor do hospital para ver se autorizava, já que o caso dele não era considerado urgência, pois ele está esperando cirurgia”, relata.

Após a liberação da direção, o idoso conseguiu entrar na unidade e foi atendido por um médico. “O médico passou remédio para infecção, porque um dos pinos estava muito infeccionado. Durante o atendimento a gente foi informado que tinham cerca de 500 pessoas na frente dele aguardando cirurgia, mas disseram que colocaram meu pai como prioridade por conta da idade””, conta o filho.

Mesmo com a classificação como prioritário, a família afirma que saiu do hospital sem respostas concretas. “Entregaram um papel para ele levar na Policlínica. Ele foi até lá, entregou o documento, mas não explicaram mais nada, não deram prazo, não disseram como seria o andamento. Ele comprou os remédios com o próprio dinheiro e voltou para casa”, relata.

Também em contato com o PNB, a nora do paciente reforçou que o quadro do idoso vem se agravando. “Ele está muito debilitado, sente muita dor, os pontos estão inflamados. A gente fica vendo ele sofrer sem saber quando essa cirurgia vai sair”, desabafa.

A nora resume o sentimento da família. “É um descaso. Ele é um idoso, sente dor todos os dias, está com infecção e vive nessa espera. A gente só quer que resolvam, que façam a cirurgia e deem dignidade a ele”, afirma.

Encaminhamos os relatos para a gestão do Hospital Universitário de Petrolina e aguardamos esclarecimentos.

Redação PNB