Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Com investimento de R$ 300 mil, Juazeiro Sem Fome garante chegada de 2 mil cestas básicas por meio do programa Bahia Sem Fome

0

Em um esforço contínuo de enfrentamento à insegurança alimentar, Juazeiro amplia suas ações de proteção social e fortalecimento das políticas públicas de combate à fome. Por meio da articulação do programa de governo Juazeiro Sem Fome, a Prefeitura recebeu do Programa Estadual Bahia Sem Fome um total de 2.000 cestas básicas, o que corresponde a cerca de 40 toneladas de alimentos, em um investimento aproximado de R$ 300 mil.

As cestas serão destinadas principalmente às comunidades do interior do município, fortalecendo a rede de proteção social e ampliando o alcance das ações de combate à fome na zona rural.

O coordenador geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome do Governo da Bahia, Tiago Pereira, destacou a importância da ampliação da ampliação das parcerias com o município. “Juazeiro é a quinta cidade que mais tem pessoas passando fome na Bahia, por isso, o Bahia Sem Fome está buscando ampliar as parcerias com a prefeitura e a sociedade civil, com cestas básicas, cozinhas comunitárias, horta comunitária e o sistema de segurança alimentar e nutricional”, afirmou Tiago.

Para a coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, a chegada dos alimentos representa um avanço importante na política pública de enfrentamento à fome no município. “O combate à fome exige união, sensibilidade e compromisso com as pessoas. Essa parceria com o programa Bahia Sem Fome é uma conquista para Juazeiro, porque nos permite ampliar o cuidado com as famílias que mais precisam, especialmente no interior. Cada cesta entregue é um passo na direção de uma cidade mais justa e humana”, assegura.

A distribuição será realizada de forma organizada e estratégica, considerando os territórios com maior índice de insegurança alimentar. A ação integra um conjunto de políticas permanentes desenvolvidas pelo programa Juazeiro Sem Fome, que atua na promoção da dignidade, na garantia do direito à alimentação adequada e no fortalecimento da rede socioassistencial do município.

Ascom

Vacinação contra a dengue inicia a partir desta segunda-feira (09) em Juazeiro

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) inicia, a partir da próxima segunda-feira (9), a imunização contra a dengue no município. A vacinação integra a estratégia nacional de enfrentamento à doença e tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é o arbovírus com o maior número de casos na Região das Américas, com epidemias registradas a cada três a cinco anos. No Brasil, os registros da doença são contínuos desde a primeira epidemia identificada em 1981, em Boa Vista (RR), com circulação dos quatro sorotipos conhecidos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

A vacinação tem como principal objetivo reduzir hospitalizações e óbitos causados pela dengue, sendo fundamental alcançar altas coberturas vacinais. O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) estabeleceu como meta 90% de cobertura do esquema vacinal completo no país.

Em Juazeiro, a expectativa de público é de 19.729 crianças e adolescentes, sendo a meta inicial aproximada de 14 mil vacinados. Até o momento, o município já recebeu 1.693 doses da vacina, que serão utilizadas nesta primeira etapa da campanha.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e a vacina pode ser administrada independentemente de infecção prévia por dengue, inclusive em pessoas que já tiveram contato com o vírus. A vacinação também pode ser realizada em pessoas com HPV, não havendo contraindicação nesse caso.

A Sesau reforça a importância da adesão das famílias à campanha e destaca que a vacinação é uma medida essencial de proteção coletiva, aliada às ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Ascom

Sem receber salários, funcionários terceirizados que atuam nas UBSs de Juazeiro questionam: “Logo no primeiro mês já estão com esse atraso?”; SESAU responde

3

Funcionários terceirizados que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco neste sábado (07) para relatar o atraso no pagamento dos salários após a mudança na gestão das unidades. Desde o dia 05 de janeiro, a administração compartilhada passou a ser feita pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto de Gestão Aplicada (IGA).

Segundo os profissionais, o pagamento, que deveria ocorrer até o quinto dia útil do mês, nesta sexta-feira (6), não foi realizado até o momento, sem qualquer previsão ou esclarecimento por parte da empresa.

“A empresa IGA, contratada pela prefeitura pra assumir a gestão das UBS’s, não pagou até o momento os funcionários. O pagamento seria no quinto dia útil do mês e até agora  nada. A gente fica sem saber o que fazer, porque temos contas e compromissos”, afirmou uma trabalhadora.

Além do atraso salarial, os trabalhadores reclamam da falta de comunicação. “Não deram nenhuma previsão de pagamento. A gente pergunta e ninguém responde. Ontem, os enfermeiros líderes entraram em contato com a empresa, mas não houve retorno nenhum”, disse uma profissional.

Os profissionais destacam que a  preocupação aumenta por este ser o primeiro mês de atuação da OSC na gestão das unidades. “Estamos preocupados porque logo no primeiro mês já estão com esse atraso, imagina como não será ao longo do contrato?”, desabafou outra servidora.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos.

Em nota a Sesau informou “que os trâmites administrativos relacionados aos repasses financeiros passam, neste momento, por adequações de ordem burocrática, em razão do processo inicial de implantação do modelo de cogestão. A Sesau reitera que todas as providências necessárias estão sendo adotadas com responsabilidade e transparência, visando garantir a regularidade dos fluxos administrativos. A Secretaria reforça seu compromisso com a gestão dos recursos públicos, o diálogo institucional e a manutenção da qualidade da assistência em saúde no município”.

 

Redação PNB 

Juazeiro avança no cuidado com a vida e fortalece o SUS com aquisição de novos equipamentos para a Saúde

0

A saúde pública de Juazeiro viveu, nesta sexta-feira (6), um daqueles momentos que ficam marcados não apenas na agenda institucional, mas na memória coletiva. No Parque de Exposições, em Salvador (BA), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), participou da cerimônia oficial de entrega de três ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), um kit de telemedicina e dez combos de equipamentos destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os equipamentos recebidos são fruto dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2025, reafirmando o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade em todo o país.

Entre aplausos, olhares atentos e o sentimento compartilhado de responsabilidade com a vida, o ato reafirmou a força do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política pública que chega onde as pessoas estão, acolhe, cuida e salva vidas. Cada equipamento entregue simbolizou mais do que investimento: representou presença do Estado, compromisso social e respeito à população que depende diariamente do SUS.

As novas ambulâncias passam a integrar a frota do SAMU de Juazeiro, fortalecendo a rede de urgência e emergência e ampliando a capacidade de resposta nos momentos em que o tempo é decisivo. O kit de telemedicina aponta para um futuro cada vez mais conectado, aproximando especialistas, encurtando distâncias e garantindo mais acesso ao cuidado. Já os dez combos de equipamentos destinados às UBSs reforçam a Atenção Primária à Saúde, base do SUS e primeiro espaço de acolhimento para milhares de juazeirenses.

Para o secretário municipal de Saúde, Helder Continho, a entrega traduz, de forma concreta, o sentido de cuidar das pessoas. “É um momento que valoriza merecidamente quem vive o SUS todos os dias. Esses investimentos fortalecem o cuidado desde a base até a urgência, ampliam o acesso e qualificam o atendimento. Cada ambulância, cada equipamento, carrega a missão de salvar vidas e garantir dignidade à população de Juazeiro”, destacou.

O prefeito Andrei Gonçalves também ressaltou o significado do momento e a importância da união entre os entes federativos. “Hoje celebramos mais do que entregas materiais. Celebramos o compromisso com a vida, com o povo e com um SUS efetivo. Quando os governos caminham juntos, quem sente o resultado é a população. Juazeiro segue avançando porque acreditamos que cuidar das pessoas é o centro de toda política pública”, afirmou o gestor.

 

Ascom

Campanha Feminicídio Zero ganha força em Juazeiro e mobiliza torcida para grande ação no jogo entre Juazeirense e Bahia, neste domingo (8)

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), intensifica as ações da campanha Feminicídio Zero e convida a população para uma maior mobilização da iniciativa, que acontecerá neste domingo (8), na abertura da partida entre Juazeirense e Bahia, pelo Campeonato Baiano, no Estádio Adauto Moraes.

A ação integra a campanha do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, e utiliza o futebol como estratégia de conscientização, levando informação e orientação a um público amplo. A escolha do jogo entre Juazeirense e Bahia amplia o alcance da mensagem, em um momento de grande visibilidade e presença do público.

De acordo com a diretora de Mulheres da Secretaria da Mulher e Juventude, Iuana Louise, a iniciativa busca chama a atenção para um problema social que tende a se agravar em períodos de campeonatos esportivos. “Durante todos os jogos estão acontecendo ações dentro dos estádios, porque pesquisas comprovam que o índice de violência doméstica aumenta nesse período”, explicou.

O assessor especial da Seculte, Bruno Lopes, destacou o papel do futebol na mobilização social. “O futebol tem um público predominantemente masculino, e usamos esse cenário para levar uma mensagem essencial para a sociedade: violência zero contra a mulher, feminicídio zero”, afirmou.

O apoio dos atletas fortalece a campanha. Goleiro da Juazeirense, Thiago Santos sabe da influência e do alcance das mensagens de conscientização por meio do futebol e convocou a torcida para se engajar na causa.

“Convidamos para estar todos presentes no próximo domingo, na partida contra o Bahia, pelo Campeonato Baiano, e se juntarem a nós contra o feminicídio. Existem vários tipos de violência, física ou psicológica, que acabam coagindo a vítima. A Juazeirense abraça essa campanha. Somos tolerância zero contra o feminicídio”, declarou.

A campanha Feminicídio Zero reforça a importância da denúncia, da informação e do engajamento coletivo no enfrentamento à violência contra a mulher. Em caso de violência, a orientação é ligar 180, Central de Atendimento à Mulher.

Ascom PMJ

Moradores denunciam nova poda “drástica” de árvores na Avenida Ulisses Guimarães, em Juazeiro, e cobram esclarecimentos; SEMA diz que não autorizou

1

Moradores do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, voltaram a entrar em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da poda realizada nas árvores que ficam ao longo da Avenida Ulisses Guimarães. Segundo os relatos, mais uma vez a ação foi realizada de forma “drástica”, deixando a via praticamente sem sombreamento e gerando indignação na comunidade.

“Estão cortando novamente as árvores que ficam aqui ao lado do Hotel Rapport. Só que desta vez, eles estão cortando no período da noite para ninguém reclamar. Não entendemos essa poda. Ninguém sabe que está fazendo isso e se tem autorização da prefeitura. Só tem cinco meses que fizeram o corte das árvores”, declarou uma moradora.

Outro morador destacou que a pode prejudicar comerciantes que atuam na avenida.

“Gostaríamos de saber por que eles só cortam as árvores onde os comerciantes ficam vendendo verduras. Cortam tudo e deixam o povo vendendo no sol. Tem algumas árvores na lateral do hotel e não podam. Será que estão querendo prejudicar estes trabalhadores? Não faz sentido. Isso precisa ser investigado pelos órgãos fiscalizadores”, acrescenta.

Encaminhamos, mais uma vez, os relatos para a Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em resposta, a SEMA informou que não ter autorizado essa poda. “A equipe vai entrar em contato com quem faz esse serviço para entender porque foi feito desta forma”.

Já a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou que “as podas realizadas no município seguem critérios técnicos, com acompanhamento profissional e respeito às normas ambientais vigentes, sendo executadas exclusivamente no período diurno por equipes devidamente identificadas e autorizadas. A pasta esclarece que não realiza nem autoriza podas drásticas sem laudo ou justificativa técnica. Reforça ainda que não há execução de serviços no horário noturno. A Secretaria destaca que quaisquer ações fora desses padrões não integram o cronograma oficial do município e devem ser comunicadas para apuração.

Ouvidoria

Para registrar denúncias ou obter mais informações, o cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br), onde encontrará a Ouvidoria na página principal, ou enviar um e-mail para ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br. Além disso, o telefone (74) 9 8846-0016 está disponível para atendimento, e as redes sociais da Prefeitura também direcionam o público para esse serviço. O atendimento presencial ocorre no Paço Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 01, Centro, Juazeiro-BA, das 9h às 13h”.

Relembre

Em agosto do ano passado, moradores já haviam procurado o PNB para denunciar a situação.

“Houve uma poda drástica nas árvores que ficam na Avenida Ulisses Guimarães. Gostaria que fosse investigado quem autorizou, saber se a prefeitura, o órgão responsável, autorizou e se está sabendo desse corte que teve aí nessas plantas”, relatou um dos moradores.

Na ocasião, outro morador classificou a intervenção como uma “atitude criminosa”.

“Passei sábado (23) na Avenida Ulisses Guimarães e vi o que fizeram com aquelas árvores. A pergunta que não quer calar: quem foi o responsável? Foi a prefeitura? Ou foi algum desavisado que cortou sem autorização da secretaria responsável pelas podas? Tem comerciantes que vendem verdura e usavam a sombra dessas árvores para se proteger do calor. Juazeiro é uma cidade tão quente e ainda acabam com as árvores que temos”, disse.

Na época, a Secretaria de Meio Ambiente informou que “a equipe de fiscalização já esteve no local para averiguar a denúncia de poda ilegal. Durante a ação, foram iniciados os procedimentos para identificar os responsáveis e adotar as medidas cabíveis conforme a legislação ambiental vigente”.

Redação PNB

Permissionário reclama de antecipação na cobrança de taxa do Mercado Joca de Souza, em Juazeiro; AMA relata erro e promete correção

0

Um permissionário do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para demonstrar sua insatisfação em relação à mudança na data de vencimento dos boletos cobrados aos trabalhadores do mercado. Segundo ele, a data de pagamento das taxas foi adiantada.

“A AMA vinha emitindo os boletos no final de cada mês, dias 30 ou 31. Até aí, tudo bem. Eu sou totalmente a favor da cobrança, porque entendo que a gestão precisa de recursos para administrar o dia a dia do mercado. O que me deixou indignado foi a mudança da data. Exatamente há seis dias pagamos o último boleto e, daqui a quatro dias, no próximo dia 10, já teremos outro boleto para pagar”, criticou.

Para o permissionário, a antecipação imposta pela administração municipal gera impacto direto no orçamento dos trabalhadores do mercado.

“Essa mudança vai nos causar aperto financeiro, porque vamos ser obrigados a pagar um novo boleto em apenas quatro dias, por causa dessa antecipação feita pela administração municipal, através da AMA”, desabafou

Encaminhamos o relato do permissionário para a AMA, que se manifestou em nota.

Veja na íntegra:

Nota

“A Agência Municipal de Abastecimento informa que foi identificada uma inconsistência na emissão dos boletos referentes às cobranças da Associação dos Permissionários do Mercado, o que ocasionou divergência nas datas de pagamento e gerou preocupação entre os permissionários. Assim que a situação foi verificada, a equipe responsável comunicou imediatamente o setor competente e a demanda já foi encaminhada para os devidos ajustes. Os boletos serão reimpressos e reenviados com as datas corretas, garantindo que nenhum permissionário seja prejudicado. A AMA reforça que compreende a importância do planejamento financeiro dos trabalhadores do mercado e reafirma seu compromisso com a organização e transparência no processo de cobrança. Além disso, com a entrega dos novos carnês, a AMA irá facilitar os pagamentos, incluindo a possibilidade de quitação via PIX, oferecendo mais praticidade aos permissionários”.

Redação PNB

SAAE se manifesta sobre vandalismo a contadores de água no centro de Juazeiro e orienta moradores a registrarem ocorrência

0

Após moradores da Travessa Paulo VI e ruas adjacentes, no centro de Juazeiro, na região Norte da Bahia, denunciarem a quebra de pelo menos 12 contadores de água na madrugada desta sexta-feira (06), o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro se manifestou.

Em nota, o SAAE afirmou que “essa não é a primeira vez que atos de vandalismo acontecem contra patrimônio público, principalmente com os hodômetros do SAAE. O setor de manutenção do SAAE já está tomando as medidas necessárias e o departamento jurídico da autarquia orienta aos usuários que tiveram seu equipamento danificado a prestarem queixa na Delegacia de Policia para que fique tudo registrado oficialmente. A quebra ou danificação de equipamento público é considerada um crime, caracterizado como dano ao patrimônio público, previsto no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro”.

Denúncia

Moradores da Travessa Paulo VI e ruas adjacentes, no centro de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar um ato de vandalismo registrado na madrugada desta sexta-feira (06). Conforme os relatos, um homem em situação de rua teria quebrado pelo menos 12 contadores de água de residências das vias.

“Ele fez isso de madrugada. Nós acordamos assustados com o barulho. Ele foi passando e quebrando os contadores um por um. A água está jorrando para todo lado. É um desperdício enorme e um transtorno para quem mora aqui”, relatou um morador.

Ainda conforme os relatos, a Polícia Militar foi acionada e esteve no local.

“A polícia veio e inclusive disse que já sabe quem é a pessoa. Mas a gente fica com medo, porque os prejuízos ficam para os moradores”, disse outra moradora.

Os moradores destacam ainda que esta não foi a primeira ação do acusado na via.

“Não é a primeira vez. No Carnaval, esse mesmo homem quebrou mais de dez telhas e jogou tudo no chão aqui na rua. Agora voltou e quebrou os contadores de água. Alguma providência precisa ser adotada”, afirmou.

Redação PNB

Moradores denunciam vandalismo após homem quebrar dezenas de contadores de água no centro de Juazeiro

0

Moradores da Travessa Paulo VI e ruas adjacentes, no centro de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar um ato de vandalismo registrado na madrugada desta sexta-feira (06). Conforme os relatos, um homem em situação de rua teria quebrado pelo menos 12 contadores de água de residências da via.

“Ele fez isso de madrugada. Nós acordamos assustados com o barulho. Ele foi passando e quebrando os contadores um por um. A água está jorrando para todo lado. É um desperdício enorme e um transtorno para quem mora aqui”, relatou um morador.

Ainda conforme os relatos, a Polícia Militar foi acionada e esteve no local. 

“A polícia veio e inclusive disse que já sabe quem é a pessoa. Mas a gente fica com medo, porque os prejuízos ficam para os moradores”, disse outra moradora.

Os moradores destacam ainda que esta não foi a primeira ação do acusado na via. 

“Não é a primeira vez. No Carnaval, esse mesmo homem quebrou mais de dez telhas e jogou tudo no chão aqui na rua. Agora voltou e quebrou os contadores de água. Alguma providência precisa ser adotada”, afirmou.

O PNB está em contato com a Polícia Militar e com o SAAE de Juazeiro em busca de mais informações sobre o caso.

Redação PNB