Cerimônia de abertura da décima Expovale reúne centenas de pessoas em Juazeiro

Cerimônia de abertura da décima Expovale reúne centenas de pessoas em Juazeiro

 

_DSC2205

A décima edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE) foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (17), na Orla II de Juazeiro, em uma cerimônia que reuniu autoridades políticas, produtores, comerciantes e comunidade de diversos municípios. O evento que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Sertão do São Francisco (ACCOSSF), objetiva fomentar e divulgar a exposição de animais em todo o país.

Na ocasião o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira falou da potencialidade da região e reafirmou a importância de eventos direcionados a caprinovinocultura. “A nossa região possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil e esse potencial vem sendo reconhecido cada vez mais. Realizamos anualmente as feiras em quatro distritos, e isso valoriza toda cadeia e em especial o pequeno produtor”, afirmou.

_DSC2138

O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel Oliveira destacou a importância do agronegócio para a Bahia. “O setor tem uma grande importância, pois gera milhões de empregos, movimentando a nossa economia positivamente. O papel da ADAB é realizar a certificação dos produtos provenientes da cadeia, garantindo assim qualidade e legalidade para os consumidores”, destacou. Já o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, José Ailton, falou da satisfação em participar do evento. “É uma felicidade vivenciar um evento que mobiliza diversos estados do país, e que tem ajudado desde o pequeno ao grande produtor”, disse.

Representando o legislativo municipal, o vereador Dalmir Pedra, parabenizou a prefeitura e a ACCOSSF pela realização da Feira. “Quero parabenizar o prefeito Isaac Carvalho por fomentar o setor caprino no município e todos os criadores que são responsáveis pelo sucesso do evento. Desejo a todos bons negócios durante a exposição”. Também presentes na exposição, os deputados estaduais Roberto Carlos e Eduardo Salles destacaram o profissionalismo e a tecnologia que a Expovale proporciona aos produtores, pontuando o crescimento do setor na região.

Vale destacar que o evento conta com a parceria do governo do estado da Bahia e da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Anglo Nubiana (ABC Anglo). De acordo com o diretor financeiro da ACCOSSF, Salvador Júnior, a exposição trouxe grandes novidades, “a exemplo do primeiro torneio leiteiro do evento, a realização da ‘Nordestina Anglo Nubiana’ – competição para eleger os melhores animais da raça nordestina e dois leilões”. Para o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), a atividade já alcançou grandes méritos e tem crescido consideravelmente. “A caprinovinocultura da região já virou referência e como em todos os anos a Expovale tem contribuído para fomentar cada vez mais a cadeia como um todo”, disse.

Durante a cerimonia, o secretário de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim falou do lançamento do projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’. “O projeto pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos de cabra”, afirmou.

Encerrando os discursos, o prefeito Isaac Carvalho agradeceu aos parceiros pela realização do evento e reafirmou o seu compromisso com o setor. “É uma satisfação fazer parte desse grande evento. A Expovale por ser destaque nacional, ajuda na divulgação do nosso potencial, bem como as feiras realizadas nos distritos de Juazeiro – espaços que abrangem a difusão de tecnologias e a comercialização de animais. A exposição é um sucesso e todos estão de parabéns”, concluiu.

Lançamento do projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’

Após a cerimônia de abertura da décima Expovale, o projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’ foi oficialmente lançado no Armazém Café, em Juazeiro, através da degustação de queijos finos e vinhos da região. A ação que é uma iniciativa da SEAGRI pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização.

Os queijos apresentados no evento foram produzidos por cooperados da COOAFJUR (Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região) e fabricados no laticínio Bom Sabor. Além da degustação de queijos, o projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’ também irá apoiar o primeiro torneio leiteiro que acontece de quinta-feira (19) a sábado (21), das 7h às 19h, na Orla II de Juazeiro, dentro da programação da Expovale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.