Professor da Univasf participa de curso de gestão hospitalar na Japan International Cooperation Agency (JICA)

Professor da Univasf participa de curso de gestão hospitalar na Japan International Cooperation Agency (JICA)

foto2-n3305

Professor do Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e chefe de Planejamento do Hospital Universitário (HU-Univasf), Thiago Magalhães Amaral foi selecionado para participar do curso “Hospital Management”, promovido pela Japan International Cooperation Agency (JICA). Ele está na cidade japonesa de Kurume, onde participa do curso desde o último dia 9. Amaral foi o brasileiro selecionado para participar do curso sobre gestão hospitalar, que terá duração de 40 dias.

O processo seletivo ofereceu 11 vagas para pessoas de países em desenvolvimento com todas as despesas custeadas. Entre os participantes, há representantes de Moçambique, República Democrática do Congo, Mianmar, Camboja, Micronésia, Gana, Libéria, Sri Lanka e Brasil. O processo de seleção contou com análise de projeto, currículo, fluência na língua inglesa, entre outros requisitos.

Devido à dificuldade de passar em uma seleção como esta, Amaral ficou surpreso com o resultado. “Tentava uma parceria com a JICA há cinco anos. Sempre tive interesse de participar de um projeto de cooperação ou treinamento com o intuito de trazer algo de positivo e inovador para o HU e para a Univasf”, conta.

No curso, Amaral tem a oportunidade de verificar as boas práticas dos hospitais japoneses e aprender novas ferramentas da engenharia de produção aplicadas a serviços hospitalares, além de conhecer a realidade de hospitais de países em desenvolvimento. “Com este curso, poderemos estreitar laços de cooperação internacional com a JICA e outras nações. A JICA é uma agência que possui projetos em todo o mundo”, afirma.

Ao final do curso, Amaral irá propor um plano de ação, descrevendo iniciativas que serão implementadas no HU-Univasf, a partir dos conhecimentos adquiridos no Japão. “Esse curso será importante, pois trarei novos conhecimentos para o HU e para os alunos da disciplina de Gestão das Operações em Saúde, a qual será ministrada no próximo semestre. Os discentes terão acesso a um conhecimento atualizado sobre administração hospitalar baseado na aplicação prática de ferramentas japonesas de gestão”, destaca Amaral.

Por: Karen Lima /Assessoria de Comunicação Univasf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.