Veja quem são os Petrolinenses que vão conduzir a Tocha Olímpica

0
Goias - Goias - 04/05/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016 . Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello

Goias - Goias - 04/05/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016 . Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello

Depois de quase um mês em solo brasileiro, o fogo olímpico chega em Petrolina na próxima quinta, dia 26. A chama vai passar por 17 bairros e será levada por 110 condutores. Desses, oito foram indicados pela Prefeitura de Petrolina, eleitos pela relação com o esporte local.

Entre eles, figuram técnicos, atletas e ex-atletas da nova e da antiga geração do esporte petrolinense. Com histórias de superação, os indicados têm um currículo esportivo com conquistas que dão orgulho ao Vale do São Francisco. Eles já rodaram o mundo representando a cidade de Petrolina e as dificuldades enfrentadas na carreira tornaram-se degraus para a conquista de títulos e medalhas no Brasil e em outros países.

Os condutores

Representando o handebol, esporte com tradição na cidade, Ivan Raimundo (Ivan Petrolina) e Maria Aparecida (Nenega) foram os indicados. Eles já conquistaram diversos campeonatos pela Seleção Brasileira de Handebol. Ivan, o primeiro jogador pernambucano do hand a participar de uma olimpíada, disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996). Já Maria Aparecida, foi destaque na seleção nas décadas de 1980 e 1990, marcando mais de 2 mil gols em jogos oficiais. Hoje, os dois atuam como técnicos esportivos.

Outra modalidade que vem se destacando em Petrolina pelas conquistas de seus competidores é o atletismo. Josoaldo Coelho, Francisco Daniel e Justino Pedro, atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), também foram indicados para conduzir a tocha. Justino é o destaque nas corridas de rua e maratonas. Já Francisco Daniel e Josoaldo Coelho, destacam-se não só pelos bons resultados nas competições que disputam, mas também pela superação física. Ambos fazem parte da equipe paralímpica da APA.

Apesar de não ser esporte olímpico, o xadrez também tem sua representante no revezamento. Ramyres Coelho, a caçula dos condutores, já é referência no esporte local. Ela é enxadrista desde os 6 anos de idade, quando ganhou seu primeiro campeonato. Aos 18 anos, já é tricampeã do Festival Nacional da Criança e Festival Nacional Infanto-Juvenil (Fenac/Fenaj), tricampeã do Campeonato Brasileiro Escolar e tetracampeã das Olimpíadas Escolares.

Uma das promessas do judô brasileiro, Cynthia Emanuela, também conduzirá a tocha. Ela faz parte da Associação Samurai e começou no esporte por influência do padastro, que é professor na modalidade. Diversas vezes campeã pernambucana, ela também é tricampeã brasileira regional e foi terceira colocada no campeonato brasileiro.

Inácio Rogério fecha a lista das indicações. Professor de educação física e profissional atuante em diversos seguimentos do esporte de Petrolina, ele também teve seu esforço e envolvimento com o esporte reconhecido pela Prefeitura. Atualmente, ele treina equipes de futsal e handebol e é um dos responsáveis pela Copa TV Grande Rio.

Texto: Giúllian Rodrigues (estagiária) / Thirza Santos (jornalista)
Foto: Rio 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome