“Temos charlatões trabalhando com aparelho ortodôntico, aqui na região”, diz especialista em ortodontia Dr. Isaac Melo

0

12801320_1158064340871961_1985747340193735424_n

Algumas pessoas precisam passar por intervenção clínica para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada no complexo buco facial, mas esse diagnóstico e tratamento devem ser realizados por Cirurgiões Dentistas que possuem curso de especialização ou atualização em ortodontia.

Nessa edição do editorial Com Saúde, você vai acompanhar uma entrevista com O Dr. Isaac de Melo, que atua como especialista em ortodontia na Rede Central do Dente Juazeiro e Petrolina, graduado em odontologia pela Universidade Tiradentes, Especialista pelo Famosp/ABO e atualização pela universidade de Nevada nos EUA.

Tire suas dúvidas e veja quais são os riscos de usar o aparelho dentário apenas por status.

 

ENTREVISTA – Por Yonara Santos

PNB: O que é tratamento ortodôntico?

I.M: Uma intervenção clínica para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada no complexo buco facial, feita por profissionais habilitados da odontologia .

PNB: Qual a idade certa para se procurar um Ortodontista?

I.M: Durante a troca de dentes de leite por dentes permanentes que chamamos de dentição mista, por volta dos 7 a 8 anos, o dentista irá identificar possíveis anomalias que deverão ser tratadas .

PNB: Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

I.M: Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível. O aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
Já os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções esqueléticas (ósseas).

PNB: Quem precisa usar aparelho ortodôntico?

I.M: Todos aquelas pessoas que possuem alguma anomalia tanto nos dentes quanto na face e desejam fazer a correção através de dispositivos temporários.

PNB: Quanto tempo o paciente tem que passar com o aparelho para ter resultado?

I.M: O tempo será relativo em relação a cada caso, diversos fatores irão influenciar como, por exemplo, o tipo de aparelho, a complexidade do caso, a motivação do paciente para comparecer às consultas e higienização adequada. Por isso fica difícil afirmar com precisão quanto tempo o tratamento vai durar, o especialista irá avaliar e informar uma média de quantas consultas ele vai precisar para o caso ser solucionado.

PNB: O aparelho ortodôntico machuca ?

I.M: O tratamento ortodôntico, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista.

PNB: Por que algumas pessoas precisam extrair um ou mais dentes antes do tratamento ortodôntico?

I.M:  Não são todos os casos que precisam de extração , isso vai depender do planejamento feito pelo profissional, que vai decidir amparado de exames e laudos complementares que indicaram a conduta de extração de dentes, que é necessária geralmente por falta de espaço na arcada dentaria .

PNB: Os dentes podem sair da posição depois que o aparelho fixo é removido?

I.M:  O uso dos aparelhos móveis no final do tratamento é fundamental para estabilidade dos dentes, caso o paciente não faça o uso indicado, os dentes podem sim ter alterações na posição .

PNB: Quais os cuidados que o paciente que usa aparelho deve ter?

I.M:  Usar o fio dental e escovar os dentes após todas as refeições, evitando futuras manchas e cáries. No mercado, existe vários tipos de escovas ortodônticas e passa-fios que ajudarão no uso do fio dental.
Não comer alimentos duros nem pegajosos como: balas, chicletes, amendoim, pipoca; bem como colocar lápis e caneta na boca, evitando assim quebra de seu aparelho.
Se alguma peça do aparelho estiver machucando, utilizar a cera que é dada pelo Ortodontista e agendar um retorno à clínica.

PNB: Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?

I.M: Não, porém o paciente precisa visitar o dentista mensalmente e fazer a higiene adequada. Aparelhos ortodônticos são dispositivos temporários , que bem higienizados e conduzidos por profissionais gabaritados, não causam nenhum dano.

PNB: Os dentes ficam estáveis por toda vida após o tratamento ortodôntico?

I.M: Ao longo do tempo os dentes podem ter instabilidade e a correção ficar comprometida, após o termino do tratamento o paciente tem que manter visitas de controle para que não ocorra esse transtorno.

PNB: Quais os riscos de colocar aparelho ortodôntico com profissionais inabilitados ?

I.M:  Danos severos á saúde em geral, como intoxicação por uso de materiais inadequados, perca de dentes, injurias ao tecido gengival e risco do problema piorar . Temos que ficar atentos e saber se o profissional é habilitado para tal conduta.

PNB: Como deve ser feita a manutenção e qual sua importância?

I.M:  Geralmente as manutenções são mensais dependendo do aparelho utilizado, quem vai definir o espaço do tempo é o profissional após o planejamento do caso. É importante o paciente seguir todo o cronograma estabelecido para obter sucesso no tratamento.

PNB: Existem casos de pessoas que buscam o aparelho como acessório? Status?

I.M:  Sim , muitos casos , principalmente os pacientes mais jovens que acham que ter um aparelho na boca, da status social . Temos que ter cuidado , e devemos procurar sempre profissionais habilitados.

PNB: Qual o profissional habilitado para esse procedimento?

I.M: Cirurgiões Dentistas que possuem curso de especialização ou atualização em ortodontia.

PNB: Existem pessoas- odontólogos atuando clandestinamente na região?

I.M:  Muitos. Inclusive clandestinos que usam materiais que comprometem totalmente a saúde em geral, como materiais tóxicos. É preciso fazer esse alerta: não se deixem levar pelo menor preço, o dano à saúde é muito maior que a economia que o paciente pensa estar tendo.

PNB: Há charlatanismo em Juazeiro e Petrolina ? Como e onde denunciar?

I.M:  Temos charlatões atuando sim, aqui na região temos poucos profissionais trabalhando na fiscalização, o órgão responsável é o CRO ( conselho regional de odontologia). O telefone para denuncia em Juazeiro é 074 3611-6980( CRO BA) e Petrolina 087 3862 1164( CRO PE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome