Mas por que Edinaldo Lima? Será que é o certo? por Célia Regina Carvalho

2

Estava divagando sobre os acontecimentos desses últimos dias e o que ocupou minha cabeça fortemente foi uma pergunta que me fizeram em um bate papo na casa de um amigo. Ele me perguntou qual era o perfil ideal de uma pessoa para administrar uma cidade. Por ser professora, eu respondi que, particularmente, prefiro líderes a dominadores.

O perfil ideal para se administrar uma cidade, cuja essência deverá ser o “equilíbrio entre o domínio e a liderança”. Diz-se que o domínio é a supremacia em dirigir e governar as ações de outrem pela imposição da obediência; e liderança é a arte de comandar pessoas atraindo seguidores e influenciando, de forma positiva, mentalidades e comportamentos.
Outro ponto que destaquei foi a distinção entre o “poder” e o “novo poder”. O Poder é um atributo que não diz respeito à posição hierárquica nem a traços de personalidades. Ele brota de uma relação vinculada a uma situação. O Novo Poder tende a beneficiar os gestores em seu papel integrador e também os membros de equipes, para que consigam cooperar com os outros.
Isto posto, dizer que quando um ponto de interesse é realmente novo, constitui automaticamente uma nova base de poder que favoreça alguns sem retirar poder de outros.
Empoderar significa, em geral, a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais.
(dicionário informal (SP) em 14.6.2016)

É imperioso entendermos os conceitos supracitados para que possamos afirmar que o poder que delegamos a uma pessoa deve ser exercido para o bem-estar social de um coletivo, do qual somos partes integrantes. Pensar que a posição social que um indivíduo ocupa o faz maior ou menor de que outro é ledo engano; pensar que “fulano” é rico, “beltrano” é burguês, “sicrano” já ocupa espaço de poder e, por essa razão, são os melhores para governar Petrolina é outro chavão ultrapassado.

Prova disso é o nosso atual prefeito Júlio Lóssio, que traz todas as características desse “Novo Poder” ao administrar com empatia e maestria esta cidade; mas, fez isso porque foi determinado e soube romper o paradigma de manter-se no poder mesmo sem o tal “pedigree” – que era uma condição para estar prefeito – venceu todos os desafios impostos e chama a atenção dos brasileiros pelos avanços expressos nos indicadores sociais e econômicos. E, por tudo isso, hoje é respeitado no âmbito nacional e até internacionalmente. O que fez esse líder foi administrar com eficiência e eficácia, incansavelmente, respeitando as necessidades fundamentais que priorizam a dignidade humana. Para ele os nossos agradecimentos e aplausos!

Para dar continuidade ao governo Júlio Lóssio, nosso prefeito faz jus ao trabalho do ex-colega secretário – hoje Vereador- Edinaldo Lima. Homem simples e honesto, filho de Elias do Nascimento Alves de Lima e de dona Maria Ferreira Lima, um dos 04 filhos do casal; casado com Ingrid Lima, ele tem uma bela bebê, com 01 ano de idade, Isabela Alencar Teles Lima. Foi um excelente Secretário na primeira gestão de Dr.Julio, tendo sido eleito a Vereador no ano de 2012, pelo PMDB. Novamente é convidado, pelo prefeito reeleito, a voltar para a pasta da habitação para continuidade do seu trabalho. Proporcionou às famílias petrolinenses o direito à moradia digna, com infraestrutura básica, como saneamento, iluminação e pavimentação. “Edinaldo Lima precisa e merece o respeito e o reconhecimento pelos seus méritos” – disse Pedro Norberto professor universitário e ex-vereador de Petrolina.

Carrega, ainda, a marca da questão da regularização fundiária em Petrolina; mais uma luta que encabeçou e vai vencendo os desafios em prol da melhoria de vida daqueles que mais precisam de um “braço forte/mão amiga”, junto aos demais colegas militantes e integrantes dessa bandeira, também liderada por Lóssio.

Por fim, pensemos fortemente e determinados para apoiar a indicação de Dr. Júlio à sua sucessão municipal: Edinaldo Lima, haja vista empoderarmos àquele cujos atributos se encaixam perfeitamente com os critérios do novo poder fazer pela comunidade petrolinense e circunvizinha! Edinaldo Lima é o certo, pois se encaixa no perfil ideal!
Eu apoio! Eu acredito! #tocomJulio #tocomEdinaldo

CÉLIA REGINA CARVALHO é Professora pós-graduada em Programa e Ensino de Geografia e, ainda, especialista em INTERDISCIPLINARIDADE na Educação Básica, ex-secretária de Educação (2009/março2013) e ex-secretária de CIDADANIA (2014/março 2016) /Petrolina-PE-BRASIL. Atualmente, é Avaliadora Educacional Técnica –AE Técnica- REDE PCR/polo Sertão: DIVAPE/SASE/MEC.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sério que eu li isso??? Petrolina, cidade parada no tempo!!! 8 anos parada com obras prometidas em período de eleição e não tá nem aí! Cadê a orla 3 ?(só tem a placa)! Cadê o VLT?? Cadê o novo shopping (começou com tudo em 2012 ano de eleição e logo depois parou) Cidade movida por festa junina super faturada e nova semente. Fechou o matadouro e os marchantes ficaram com o prejuízo… tirou todos do CEAPE e fez o que?? prédio em ruínas! Asfalto onde já existia asfalto e rua sem pavimentação continua na mesma! Qual será a promessa dessa vez??? Vou analisar as propostas dos candidatos e escolher o que eu acho o melhor! Só sei que Júlio não voto e nem eu seu candidato. Sei que meu comentário vai ser excluído pois é claro que seu texto é totalmente partidário.

  2. Acredito que pela primeira vez, referente a política, li algo de total e absoluto respeito com a dignidade humana. Corretíssima professora Célia Regina, admirável como a Sra. faz uma leitura respeitável dibre um novo poder, poder este que eu chamaria de poder advindo do povo e será do povo para o povo. Petrolina escreve uma nova historia neste país, mostrando de maneira clara e acabando de vez com a velha política, que se todos são iguais perante a lei, seremos iguais, também e de fato, perante os homens. Parabéns professora pelo texto e ao prefeito por tão importante gesto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome