Rap ecológico e consciente: o Rua 16 Rap-Ragga lança o seu primeiro EP “Manifesto”

0

rua16foto

Na famosa rua Tiradentes, também chamada rua 16, do Bairro Santo Antônio, em Juazeiro-BA, nasceu o ‘Rua 16 Rap-Ragga’, grupo de rap que leva o mesmo nome da rua em que os seus integrantes moram e se conheceram.

O sonho de dois jovens de se tornarem Mc’s deu início à história do “Rua 16” quando, em 1999, Iangue e ‘Bafete’ compuseram a primeira música do grupo, “Na fé firmão”.

Em 2014, formado por Iangue, ‘Bafete’ e ‘Zé de Gau’, o grupo se reuniu, começou a colocar o sonho em prática e fazer apresentações na região do Vale do São Francisco.

Nesse mês de julho, o primeiro EP intitulado “Manifesto” foi lançado. O EP vem sendo produzido ao longo de um ano, juntamente com a ‘Luz & Foco’ e tem sido bem aceito pela comunidade Hip Hop da região.

rua16

O Rua 16 vem cumprindo a sua função social produzindo encontros voltados para os rappers da região que infelizmente possuem pouco espaço e oportunidades. Os encontros, organizados pelo grupo e parceiros, são gratuitos, acontecem na rua Tiradentes e contam com rappers e músicos da região.

encontro de rap

Segundo os integrantes, o Rua 16 surgiu primeiramente com a necessidade de expressão, de reivindicar, informar e protestar. “Para nós do Rua 16, o rap é uma arma poderosa que nós temos para lutar pelo nosso povo, reivindicar nossos direitos e também defender o Rio São Francisco e o meio ambiente. É do movimento Hip Hop que surgem as letras agressivas e questionadoras, contra as imposições das leis, as injustiças sociais, a violência nas favelas, a desvalorização do negro na sociedade, também sobre sexo, drogas, entre outros”, declararam os integrantes do grupo.

Ainda sobre o rap e a necessidade de aproximar os estudantes dessa realidade, eles acrescentaram que “Basta pesquisar um pouco pra perceber que a diversidade cultural desses movimentos é muito rica, e pode ser bem explorada no contexto escolar”.

Produzindo um rap consciente e ecológico, o Rua 16 aborda em suas letras temas como a corrupção, a preservação do meio ambiente, a fé e o cotidiano. O EP Manifesto custa R$5 e pode ser adquirido através da página do Facebook do grupo: https://www.facebook.com/rua16.rapragga/

 Por Ananda Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome