Uma reportagem do Preto No Branco publicada na manhã de hoje(2) reforçou uma reclamação antiga e constante de moradores: o abandono de terrenos particulares em Juazeiro que se transformam em lixões e esconderijos para marginais. Os moradores cobram uma intervenção do órgão municipal. Dois terrenos, apontados por moradores, foram citados na reportagem. Eles estão abandonados e colocando em risco a segurança e a saúde dos moradores. Um terreno fica na rua Tiradentes, Bairro Santo Antônio. O outro é no bairro Alagadiço e já um velho conhecido de quem mora nas proximidades.
Desde o final do ano passado, passamos a reclamação dos moradores das duas ruas para o órgão fiscalizador e na ocasião, a prefeitura respondeu que o terreno do Alagadiço é de propriedade particular e que o responsável já tinha sido notificado e autuado. Em relação ao terreno da rua Tiradentes, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, informou que iria enviar fiscais ao local para realizar a identificação e notificação do proprietário do terreno. A então SEMAOP declarou ainda que iria solicitar ao proprietário a limpeza e a construção do muro do local.
Hoje, mais uma vez, o órgão municipal responsável pela fiscalização dos terrenos, nos enviou uma nota dizendo que vai fazer o que até agora não foi feito. Continuaremos de olho e atentos ao apelo dos moradores que exigem ação e não mais desculpas e justificativas.
Nota resposta SEMAURB
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro informa que as fiscalizações acontecem diariamente na cidade. No entanto, para que se tenha êxito nas atividades é necessária a conscientização da população: terrenos não são locais de depósito de lixo e nem de entulhos.
O trabalho de fiscalização começa com a identificação do proprietário do terreno. Após, o responsável é notificado para que realize a limpeza e construção do muro. O prazo para realizar esse serviço depende do tamanho do terreno e variam entre 24h e 60 dias. Caso não seja cumprida a notificação, a fiscalização multará o proprietário, quando não for encontrado o responsável, a multa será lançada no nome que consta no cadastro imobiliário.
No caso do proprietário do terreno do bairro Santo Antônio, o mesmo já foi identificado, notificado duas vezes e autuado para realização da limpeza do espaço e construção do muro. O do bairro Alagadiço, a secretaria está buscando identificar pelo cadastro imobiliário e também será aplicada notificação e multa para que a limpeza do espaço seja imediata. A SEMAURB informa ainda que o trabalho da secretaria conta com a parceria da população que ao presenciar alguém jogando lixo ou entulho em terrenos abertos na cidade, devem ligar e denunciar pelo (74) 3612 3574. Não é necessária a identificação.
Ascom/ PMJ
Precisamos de providências urgente, no terreno que fica entre a rua Cicero Feitosa e a Av. Mestre Lula , no bairro Alagadiço. É um total descaso para com os moradores daquela vizinhança.