Artistas continuam mobilizados e fazem um balanço positivo da ocupação no CCJG, em Juazeiro(BA)

0

Na noite de ontem(2) um grupo de artistas que estava com pauta marcada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro(BA), resolveu ocupar o espaço depois que encontraram o centro fechado pelo agente de segurança que presta serviço através de uma empresa terceirizada. Segundo informações ele resolveu parar o serviço por falta de pagamento do salário.

A situação do segurança, é a mesma de outros prestadores terceirizados que também já vinham ameaçando parar por conta dos salários atrasados.

Depois de passarem a madrugada acampados na área externa do centro, os artistas se reuniram em assembleia, na manhã de hoje(3), para deliberar sobre o movimento. Participaram da assembleia os Deputados Estaduais Zó e Roberto Carlos, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo, o representante de cultura do Território São Francisco, Alan Alves, representantes do sindicato dos terceirizados e alguns vereadores de Juazeiro.

Depois de apresentarem suas demandas, os artistas conseguiram o apoio dos parlamentares que garantiram intervir junto ao Governo do Estado, na solução dos problemas apresentados pela classe, que reclama de algumas medidas adotadas pela gestora Thâmara Medeiros, desde que assumiu a direção da casa. A gestora está de licença médica e os artistas alegam que a comunicação com ela já vinha sendo difícil.

Segundo Elder Ferrari , Presidente do Conselho Municipal de Cultura e um dos líderes do movimento de ocupação do centro, os parlamentares asseguraram que vão agilizar o pagamento dos terceirizados para que o centro possa funcionar normalmente ” Os deputados estaduais prometeram agilizar os pagamentos dos terceirizados e também o retorno do segurança até o final do dia de hoje. A secult está mandando de Salvador uma coordenadora interina até que seja nomeado outro nome para o cargo. O movimento vai elaborar, na plenária marcada para hoje a noite, um documento constando todas as reivindicações dos artistas. Os parlamentares também nos prometeram marcar uma audiência com o Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, para ele possa ouvir, pessoalmente, nossas reivindicações. Portanto, a avaliação que faço do nosso movimento é muito positiva”, esclareceu Elder.

Elder Ferrari também disse que a ocupação continua até que todas as promessas sejam cumpridas, mas informou que as atividades no centro de cultura estão acontecendo normalmente. Hoje, às 19 horas, haverá um Sarau Poético aberto ao público, após a plenária com os artistas.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome