As chuvas começaram a aparecer em Juazeiro e, com elas a preocupação com a situação dos canais, que ainda são usados por alguns moradores como depósito de lixo. Nos canais é possível se encontrar de tudo: colchões, vasos sanitários, sofás, entulhos e até eletrodomésticos. Falta consciência cidadã e isso é um fato.
O secretário da SESP, Celso Leal, afirma que não tem descuidado desse serviço, mas lamentavelmente, parte da população continua jogando lixo dentro e nas margens dos canais, o que dificulta o trabalho do poder público. “É preocupante a quantidade de lixo jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, explicou Celso.
Com a proximidade das chuvas a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da equipe de Manutenção da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), começou a intensificar a limpeza dos canais que cortam vários bairros do município. Ontem(2) as escavadeiras hidráulicas trabalharam nos Canais do Macarrão, Malhada e a retroescavadeira no canal do bairro Nova Esperança.
O trabalho foi realizado também no canal do Mulungu no trecho que corta os bairros Itaberaba e Tabuleiro, bem como na Barragem de São Geraldo. O serviço de remoção de resíduos é realizado de forma mecanizada e a ação é essencial para facilitar o escoamento da água e esgoto e desta forma não causar alagamentos.
Esta ação poderá evitar entupimentos e enchentes, no período chuvoso e também reduzir a proliferação de muriçocas, mas isso se a população contribuir e não mais jogar o seu lixo nos canais.
Segundo a prefeitura o trabalho será executado nos canais dos bairros Nova Esperança, Piranga I, Água Bela, Breve Lar, Lagoa de Bosco, Jardim Vitória, Jardim Flórida, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Monte Castelo, Rua Canal, Codevasf, Jardim das Acácias, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Dom Thomaz, Monte Castelo e Barranqueiro.
Para solicitar quaisquer serviços da SESP, a população deve ligar para o telefone 3612-5411, informando o endereço, demanda e um ponto de referência. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.