Setores do PT já marcaram a data para lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luis Inácio Lula da Siva (PT) à presidência da República. Será no próximo dia 20, atendendo a manifesto assinado por mais de 400 artistas, professores universitários, intelectuais e servidores públicos. O anúncio vai acontecer na sede do PT de São Paulo.
Participarão do evento dirigentes de partidos aliados, como o PCdoB e PDT, além de artistas e intelectuais, como o músico Chico Buarque e o Teólogo Leonardo Boff.
Na semana passada, cerca de 400 pessoas, entre artistas, intelectuais, professores universitários, advogados e servidores públicos assinaram manifesto pedindo para que Lula antecipasse sua candidatura à presidência da República em 2018.
O manifesto defende a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto e lança uma plataforma online para coletar assinaturas de internautas ao documento. A chamada “Carta das (os) brasileiras (os)” pede ao ex-presidente que considere a possibilidade de se colocar “desde já” à disposição para uma candidatura em 2018.
“É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e de todos os direitos já conquistados pelo povo desse País, que nos faz, através desse documento, solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que considere a possibilidade de, desde já, lançar a sua candidatura à Presidência da República no próximo ano, como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam”, diz o documento.
Assinam o manifesto 424 pessoas, entre elas o teólogo Leonardo Boff, o músico Chico Buarque e o ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff (PT) Eugenio Aragão. Representantes de movimentos sociais também estão entre os signatários, como o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, além de professores universitários e profissionais liberais.
O documento afirma que o Brasil “precisa de Lula” e defende que com o petista será possível avançar na inclusão social, assegurar a soberania sobre o pré-sal e o território nacional, fazer com que o Brasil volte “a ter um papel ativo no cenário internacional” e a “distribuir com todos os brasileiros aquilo que os brasileiros produzem”. O PT está divulgando o conteúdo do manifesto em suas redes sociais.
Pela proposta, Lula seria lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de revogar imediatamente, caso eleito, todos os feitos do governo Michel Temer –em especial a PEC do Teto e a reforma da Previdência– com amparo de uma frente composta por movimentos sociais e partidos de esquerda.