Mostra de Akira Kurosawa e filmes de animação integram a programação, que começa nesta terça-feira (07/03) .
Durante o mês de março o Sesc Petrolina apresenta uma seleção de filmes japoneses no projeto Cine Dona Amélia, que acontece gratuitamente todas as terças-feiras (07, 14 e 21). As exibições, que incluem trabalhos para adultos e crianças, acontecem às 15h e às 19 h.
“É uma oportunidade de conhecer a história do outro, refletir e respeitar a cultura de outro país”, explica o supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, André Brandão. A programação, que tem início nesta terça-feira (07), traz a mostra Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal, onde serão exibidos três filmes dirigidos pelo cineasta Akira Kurosawa. Os filmes são ambientados no Japão do período feudal, que se iniciou por volta de 1190 e durou mais de 700 anos. Compõem a programação os títulos Rashomn (1950), Yojimbo (1963) e Sanjuro (1962), que expressam um período de maturidade artística do diretor.
Além da mostra com obras de Kurosawa, serão exibidos três filmes de animação japonesa direcionados ao público infanto-juvenil: O conto da princesa Kaguya, de Isao Takahata; A Princesa Mononoke e Meu amigo Totoro, de Hayao Miyazaki.
Programação:
07/03
15h – “O conto da princesa Kaguya”
(Japão, 2013, 137 minutos. Classificação: Livre. Direção: Isao Takahata) Animação baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, presença dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.
19h – “Rashômom”
(Japão, 1950, 88 minutos. Classificação: 14 anos. Direção: Akira Kurosawa). Japão, século XI. Durante uma tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram abrigo nas ruínas de um portão histórico em Rashomon. Lá, o sacerdote conta o crime envolvendo o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela.
14/03
15h – “Princesa Mononoke”
(Japão, 1997, 135 minutos. Classificação: 12 anos. Direçao: Hayao Miyazaki) A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.
19h – “Yojimbo”
(Japão, 1961, 112 minutos. Classificação: 16 anos. Direção: Akira Kurosawa). No Japão do século XIX, Sanjuro (Toshirô Mifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (Tatsuya Nakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.
21/03
15h – “Meu Amigo Totoro”
(Japão, 1988, 87 minutos. Classificação: Livre. Direção: Hayao Miyazaki). Mei, é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai, divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei, tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro, pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.
19h – “Sanjuro”
(Japão, 1962, 95 minutos. Classificação: 16 anos. Direção: Akira Kurosawa). Um grupo de jovens idealistas, determinados a limpar a cidade deles da corrupção, são auxiliados por um samurai cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para os jovens.
Serviço: Cine Dona Amélia
Local: CineTeatro Dona Amélia , no Sesc Petrolina
Data: 07, 14 e 21 de março
Entrada: gratuita
Informações: (087) 3866- 7454
Por Fabiano Barros – Dupla Comunicação