Farmácias 24 horas em Juazeiro(BA) um serviço que falta!

0

 

Há quase um ano, exatamente no dia 16 de maio, o Portal Preto No Branco publicou uma matéria sobre a necessidade de um serviço de farmácia que funcione 24 horas em Juazeiro(BA).

Na época, o designer gráfico Vitor Fidel nos mandou sua reclamação “É de causar indignação que nestas duas cidades, consideradas de grande porte, não exista nenhuma farmácia que funcione 24 horas. Às 23h de sábado precisei de um remédio para minha filha de 5 anos, rodei Juazeiro e Petrolina e todas as farmácias estavam fechadas”, reclamou Fidel, que reivindica dos órgãos competentes uma solução para este problema.

Farmácia não é um comércio qualquer. É um serviço. Um serviço de saúde. Não há quem esteja livre de precisar deste serviço no meio da madrugada.

As reclamações são recorrentes, mas sem resposta dos órgãos que poderiam apresentar uma solução.
Por que não instituir um plantão organizado em sistema de rodízio nas madrugadas ?
Em diversos municípios brasileiros existem leis que instituem a obrigatoriedade do funcionamento de farmácias durante 24 horas, aos feriados e finais de semana, em regime de plantão, ficando a cargo do Executivo a regulamentação e fiscalização.

O Conselho Municipal de Saúde pode e deve entrar nessa discussão. As farmácias podem e devem investir em segurança. Os vereadores podem e devem criar um projeto de lei que, além de estabelecer o funcionamento por 24 horas, não deixasse impune quem se recusasse a abrir as portas.

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores, o Vereador Agnaldo Meira (PC do B) iniciou este debate. No plenário da Câmara, Meira reivindicou sobre a necessidade de haver na cidade, farmácias que atendam a população por 24 horas. Segundo o vereador, a demanda surgiu após avaliar reclamações da população, que muitas vezes, necessitam adquirir medicamentos após os horários comerciais.

” Juazeiro possui cerca de 250 mil habitantes. Se os pacientes precisarem comprar medicamentos fora do horário comercial, não terão acesso. Não tenho dúvidas que o prefeito Paulo Bomfim e essa Casa mobilizada irão pensar em alternativas para que algumas farmácias da cidade passem a funcionar 24 horas por dia, em sistema de rodízio, para melhor atender a população”, declarou Meira.

E o que está faltando agora para que se tome uma decisão? Torcemos para que esta discussão seja concluída com sucesso!

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome