Deputado do PMDB compra 75 passagens aéreas em um dia com dinheiro da Câmara

0

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA e irmão do ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Michel Temer, Geddel Vieira Lima) comprou 75 passagens em um só dia no final do ano passado. Os bilhetes foram emitidos no nome do parlamentar e de seu assessor André Luiz Avelar F. Sant’Anna, com trechos ida e volta de Brasília para Salvador, domicílio eleitoral do deputado. Somadas, as passagens representam voos de mais de 79 mil km.

De acordo com a matéria do site UOL, o deputado Lúcio Vieira Lima reconhece a emissão dos bilhetes e admite que a decisão de compra-los foi tomada na última semana do ano. As passagens foram emitidas no dia 28 de dezembro, uma quarta-feira.

“Se eu não gasto a verba até dezembro, ela é perdida”, disse Lúcio Vieira Lima. “Pela legislação, eu posso tirar para mim e para o meu gabinete. Se eu não uso [o dinheiro], ele volta para a Câmara”, explicou.

O deputado ainda declarou que “o preço das 75 passagens deve ter sido uma ninharia”. “Se comprasse diariamente, daria umas dez passagens. Se todos pudessem fazer isso, seria ótimo”, comparou.

Segundo a Câmara, o dinheiro das passagens não utilizado pelos parlamentares ao final do exercício do ano volta para o caixa da Casa. A cota parlamentar varia conforme a distância aérea e o preço da passagem.

A reportagem conta que outros deputados também compraram lotes superiores a 30 passagens áreas em pelo menos dois dias de dezembro para que a verba do exercício de 2016 não ficasse inutilizada.

 

Com informações do Uol Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome