A Páscoa está chegando, e muitas empresas investem pesado na propaganda e marketing de seus produtos, como forma de atrair clientes, especialmente às crianças. Dessa maneira, o consumidor deve estar atento para evitar problemas e não ser prejudicado.
Segundo o Coordenador Executivo do PROCON, Ricardo Penalva, a primeira recomendação é observar o local de armazenamento dos ovos de chocolate, que devem estar em local fresco, arejado, sem contato direto com a luz solar e umidade.
As embalagens devem estar em boas condições, lacradas, sem furos ou amassadas. Também devem apresentar de forma clara, a data de validade, a indicação do peso líquido (que deve ser o peso somente do produto – chocolate – excluindo-se o peso da embalagem, do brinde, etc.), nome e endereço do fabricante, informações nutricionais e a lista de ingredientes dos produtos.
Além das informações obrigatórias, os ovos de Páscoa com “brindes” também devem trazer nas embalagens a faixa etária recomendada, acompanhado do selo do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças. Caso a embalagem não traga informações sobre o brinquedo incluído, não comprem, pois o risco para as crianças é muito grande, principalmente porque a maioria contém peças pequenas, não recomendadas para crianças menores de 3 anos.
“Não esquecendo algumas dicas: pesquisar preços, comparar qualidade, peso e valor do item a ser adquirido, exigir sempre a nota fiscal – ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação e ficar atento aos direitos para se ter uma boa Páscoa”, ressaltou Penalva.
Ascom Procon/Juazeiro