Crianças, adolescentes, jovens e idosos do povoado Malhada da Areia, distrito de Pinhões, a 54 quilômetros de Juazeiro, se preparam para mais um espetáculo. É a 14ª edição da Paixão de Cristo. Um elenco de 100 pessoas. Em meio a Caatinga, o público cada vez maior, vai se surpreender com as novidades. O espetáculo é uma realização da Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM – ACARCOS e do grupo Juventude Unida em Nome do Senhor – JUVENS, com o apoio do Edital de Espetáculo Sacros da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
A produção é de Álvaro Luiz e Vinicius Gonçalves. Para Vinicius, a Via Sacra da Malhada da Areia tem um diferencial: “temos um dos melhores espetáculos do ponto de vista de interpretação, somos um teatro realista, um teatro de rua. O nosso espetáculo é ao vivo. Acho que isso dá mais vida ao nosso espetáculo”. Além da qualidade cênica, os recursos técnicos e cenográficos, impressionam. São 180m² de palco central. Os personagens principais utilizam microfones sem fio. Para o público, estacionamento gratuito e área de alimentação.
O povoado se envolve intensamente na produção do espetáculo, que é passado de geração em geração. As costureiras da própria comunidade são responsáveis pelo figurino, assim como, todo o elenco. O cenário é feito com a força dos moradores da comunidade, que se confunde com a resistência da vegetação nativa. Isso também é um diferencial.
Das novidades dessa edição, as coreografias são assinadas pela coreografa Dijma Matos. Os cordelistas que antes narravam a história entram novamente em cena. E o grande desafio, sob a direção de Daniel Senna, é envolver o público durante a apresentação. Segundo a produção, o espetáculo vai acontecer no palco central e nos morros de terra, cenário natural da comunidade. Dia 14 desse mês, sexta – feira da paixão, às 20h a comunidade Malhada da Areia fará um dos maiores espetáculos sacros de Juazeiro e promete emocionar o público. Prestigie.
ACARCOS/ Ascom