Moradores do Residencial Parque São Gonçalo em Petrolina-PE, procuraram o Portal Preto No Branco para denunciar invasões, que segundo eles, estão acontecendo em algumas casas do local. O residencial faz parte do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.
De acordo com um morador, que preferiu não se identificar por medo de represálias, as residências estão sendo invadidas em qualquer horário do dia. “Todo dia estão invadindo casas aqui. Ontem mesmo, em plena luz do dia, invadiram três residências só em minha rua e eu presenciei. Eles chamam um chaveiro para trocar a fechadura e se apossam da casa como se fossem donos”, revelou o leitor.
As residências foram entregues aos moradores em outubro do ano passado, mas alguns sorteados ainda não conseguiram se mudar. “Não é um grupo que comanda essas ações, são várias pessoas que invadem as casas que estão fechadas. Mas tem gente que ainda não se mudou por falta de condições. Eu tenho um conhecido que ainda não se mudou porque não tem como trazer os móveis. Ele mora no bairro Dom Avelar e está trazendo os objetos aos pouco, de bicicleta ou carroça. Esse residencial fica muito distante”, explicou o leitor.
Outro morador, que também preferiu não se identificar, informou que as invasões estão acontecendo até nas casas que já estão ocupadas pelos donos. “Eles não podem ver uma porta fechada. Aqui tem uma senhora que sai de casa para trabalhar cedo da manhã e só volta à noite. Esses dias, quando ela voltou para casa já tinham quebrado as grades da casa e invadido, mesmo com os móveis dela dentro da residência” declarou o morador.
O morador esclareceu ainda que a situação já foi denunciada e pede que a Prefeitura de Petrolina tome providências. “A situação está preocupante e precisa ser revolvida com urgência. As pessoas que moram aqui e que foram sorteadas com essas casas precisam dessa moradia e pagam por elas. A maioria das pessoas que está invadindo as residências aparenta ter condições financeiras e não necessita deste benefício”.