Aconteceu na manhã de hoje (18) o lançamento da Sala LET – Leitura e Escrita de Textos, na Biblioteca Municipal de Sobradinho. A Secretaria de Educação ambientou um espaço apropriado para o público infanto-juvenil, com o objetivo de tornar o local acolhedor e lúdico. O projeto LET, implantado na rede municipal de ensino em 2014, visa promover o hábito da leitura e da escrita, incentivar o gosto pelos livros, tornando a literatura prazerosa e envolvente.
Na primeira etapa, o projeto foi desenvolvido nas escolas e em espaços públicos, como quadras e praças, garantindo o acesso aos livros a toda comunidade.
Nesta edição atual, o LET ganhou um espaço próprio para a convivência com a leitura e a escrita, que seguirá um cronograma de atividades para atender a demanda espontânea que procura a biblioteca e também aos alunos da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental I, e fundamental II.
O LET itinerante vai continuar visitando os espaços públicos, uma vez por mês.
No lançamento da sala LET, a garotada se divertiu com a leitura de livros de vários gêneros, contação de histórias e também participaram do lançamento de duas produções de escritores locais: O Professor José de Oliveira e a aluna da Cooperativa Novo Horizonte, Carine Gualter, apresentaram seus livros e estimularam nos alunos a possibilidade do processo criativo.
O Professor Zelito Kestering ministrou uma aula sobre artefatos arqueológicos, contextualizando uma exposição montada no museu, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sobradinho, Univasf e SOS São Francisco.
Os alunos que participam do projeto, também estão sendo trabalhados para desenvolverem suas produções literárias e, no final do ano, as melhores produções serão premiadas com o Prêmio “LET Escritores Aprendizes”, uma parceria com a CHESF, Pedra do Reino e Energisa.
” Este ano o projeto LET traz para a comunidade escolar, atividades mais lúdicas e focadas na escrita e na leitura. Além do acesso aos livros de variados gêneros, nossos alunos vão ser contemplados com peças de teatro, contação de histórias que acontecerão na sala LET da biblioteca. Uma outra novidade serão as oficinas, que serão desenvolvidas futuramente. Vamos atingir a uma clientela de primeiro a quinto ano e, ao final, será lançada uma coletânea com as melhores produções que também serão premiadas”, esclareceu Dulcilene Kestering, Secretária de Educação.
Ascom/ PMS