Após o recebimento de denúncias sobre maus tratos a animais no Distrito de Itamotinga, nesta segunda-feira (24) a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal se deslocaram até a Fazenda Catingueira para checar a informação.
Mesmo sabendo dos ferimentos, os proprietários se recusaram a tratar o animal. A equipe iniciou busca em um raio de quase 500m, e constatou que, na verdade eram três animais feridos, mas apenas um foi encontrado com ferimentos por todas as partes do corpo.
A busca pelos outros animais está sendo realizada. Para Dan Ramos, representante de uma ONG protetora de animais em Juazeiro, e que acompanhou a equipe, o próximo passo é cuidar do animal que foi recolhido. “Junto com amigos veterinários vamos cuidar dos ferimentos desse animal e continuar as buscas junto aos moradores do distrito para o resgate dos outros jumentos”, pontuou.
O trabalho da Secretaria é de acordo com o Art. 455 da Lei 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa onde relata que: será apreendido todo e qualquer animal que submetido a maus tratos; mantido em condições insalubres de alojamento e que estejam em desacordo com as disposições desta Lei.
Ascom PMJ