Petrolina-PE: Banhistas dizem que foram atacados por piranhas na Ilha do Rodeadouro

0
(Foto: Arquivo pessoal/ Áurea Mirelly)

Dois adolescentes, uma jovem de 19 anos e um jovem de 13 anos, afirmaram que foram atacados por piranhas no último domingo (23) na Ilha do Rodeadouro, localizada na regão do Vale do São Francisco. As vítimas declararam que sofreram mordidas nos pés enquanto tomavam banho nas águas do Rio São Francisco.

De acordo com os jovens, eles estavam próximo a um restaurante que fica do lado de Petrolina-PE, quando decidiram entrar na água e foram mordidos. O jovem de 13 anos sofreu uma mordida leve no peito do pé. A outra adolescente teve a parte de baixa do pé e o calcanhar mordidos.

As vítimas disseram ainda que antes dos ataques acontecerem, viram um homem jogando comida no rio. Os jovens procuraram uma unidade de saúde e foram medicados.

Os adolescentes afirmaram ainda que ficaram bastante assustados e que no local deveria existir sinalização para evitar outros ataques a banhistas.

Segundo o engenheiro de pesca e analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Vanderlei Pinheiro, esses ataques são raros, mas podem acontecer. Ele declarou ainda que em locais onde acontece o descarte de alimentação, os peixes se aproximam e podem confundir as pessoas com a comida ou com algum peixe agonizando.

Ainda de acordo com Vanderlei Pinheiro, as piranhas são animais que são agressivos e que com o aumento da temperatura da água aumenta também o metabolismo do peixe, que vão ficando mais vorazes. A baixa na vazão do rio também pode influenciar o comportamento dos peixes, já que água vai ficando menor e os peixes vão competindo por alimentação.

Em 2016, na área do Angari em Juazeiro-BA, alguns banhistas também relataram que foram atacados por piranhas. No no local os pescadores costumavam jogar as vísceras dos peixes.

Da redação com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome