Prefeitura de Sobradinho diz NÃO ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho está realizando uma série de palestras e ações de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e a adolescentes.

No próximo dia 18, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, celebra-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”

A data foi instituída após a repercussão de um caso que aconteceu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

A violência sexual é uma  violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes e configura-se em situações em que a criança ou o adolescente são usados para o prazer sexual de um adulto, ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

Uma ação criminosa de abuso ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, seja pela força ou outra forma de coerção, o que afeta o desenvolvimento físico, psicológico e social.

Desde a última terça-feira(9) está acontecendo uma série de palestras com o objetivo de sensibilizar familiares, profissionais da educação e da saúde e a comunidade em geral para o enfrentamento a esta chaga da sociedade.

As equipes da Seads já atenderam instituições como: Projeto Sobradinho, Creche Gente Valente, Apae, Ces, Colégio Geraldo Silva, entre outros espaços selecionados para a difusão de informações.

De amanhã(16) até o dia 18, serão atendidas as comunidades do Colégio Maria Nilza, Colégio 24 de Fevereiro, Celem, Creche Yeda Barradas, Pré escolar Lulu, Tia Rita, Maria Ribeiro e Escola São Joaquim.

Esta ação, conduzida pela Seads, envolve o Creas, Cras, CMDCA, Conselho Tutelar e Casa dos Adolescentes.

Além das palestras, estão sendo distribuídos panfletos educativos, adesivos e para o público infantil, a mensagem está sendo passada através de uma peça teatral.

As equipes de mobilização também estão visitando diversos espaços públicos, a exemplo de bares, restaurantes, postos de saúde, rodoviária e mercado, com o intuito de conclamar a sociedade a combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A culminância da semana acontecerá no dia 18, quinta-feira, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, quando acontecerá uma Sessão Especial no Plenário.

Participarão líderes religiosos, como o Padre Valmir Colombo e o Pastor Edinho, o Delegado da Polícia Civil Raniere Barbosa, o Tenente Coronel PM Jefferson de Santana Mendonça, da 9 CIPM e a Promotora Dra Heline Esteves Alves.
Na oportunidade haverá palestras sobre o tema com o advogado Francisco Washington de Moura Santos e a assistente social Lúcia Helena de Miranda (Creas).

“Segundo dados oficiais, apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Precisamos de todos da sociedade para prevenir e combater essa triste realidade. O mês de maio foi o escolhido para esta importante ação e a prefeitura de Sobradinho aderiu a mobilização nacional que diz não a este tipo de violência contra nossa infância e juventude”, esclareceu Josefa Moreira.

Ascom/PMS 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome