Juazeiro-BA: Público comparece a Feira de Saúde no CIAM em mais uma ação do Maio da Diversidade

0
?

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade em parceria com a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (30), no Centro Integrado de Atenção à Mulher – CIAM, uma feira de saúde oferecendo diversos serviços à comunidade.

O público presente pôde realizar aferição de pressão e glicemia, coleta de citologia (preventivo), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além da distribuição de preservativos e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O evento fez parte do calendário do “Maio da Diversidade” e das ações alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

A atendente de lanchonete, Fabiana Souza, foi uma das primeiras a chegar. “Vim hoje pela primeira vez ao CIAM para uma consulta ginecológica e tive a grata surpresa de encontrar outros serviços. Aproveitei a oportunidade para adquirir mais conhecimento sobre infecções com profissionais da área”, afirmou.

A auxiliar de escritório, Elaine Souza, foi ao CIAM para agendamento de consulta e conseguiu passar por outros serviços.  ”Aproveitei a chance para aferir a pressão e fazer um teste de glicemia, graças a Deus está tudo bem com minha saúde. Acho importante esse tipo de evento por que temos diversos serviços em um só local”, comentou.

Durante os testes, a técnica de enfermagem Cláudia de Oliveira, orientava os pacientes. “Fazemos os testes e apresentando alguma alteração orientamos a pessoa a procurar a unidade de saúde e um profissional específico para que um possível problema seja investigado e tratado da melhor maneira. Muitas doenças como hipertensão, por exemplo, são silenciosas, por isso a importância de feiras como esta, onde um teste rápido consegue detectar um problema que muitas vezes o paciente nem sabia que existia”, ressaltou.

A superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, Lorena Pesqueira, destacou a importância da atuação conjunta das secretarias municipais. “Falar de saúde é falar de um contexto inteiro, por isso é necessário essa atuação das secretarias de forma integrada, cada uma com seu propósito, ajudando da sua forma”, disse.  Lorena destacou também a preocupação com o segmento LGBT. “Estamos tendo o cuidado de tratar também das peculiaridades desse público, fechando o ciclo do Maio da Diversidade com essa atenção às mulheres lésbicas e às mulheres trans”, completou.

Ao longo da feira foram feitos 30 exames de coleta de citologia (preventivo), 25 testes de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e cerca de 30 aferições de pressão e glicemia. O Centro de Informação em IST/AIDS de Juazeiro também foi parceiro na ação. A técnica Valdirene Lima destacou a importância de discutir o tema. “Infelizmente, as pessoas ainda têm um certo preconceito e um desconforto em procurar orientação sobre as infecções sexualmente transmissíveis e até mesmo em fazerem os teste de detecção. Ações como esta contribuem para uma maior conscientização sobre o assunto”, declarou.

O público ainda pode conferir a exposição de trabalhos do projeto “Remendar-se” e apresentações do Núcleo de Educação Permanente e Humanização da SESAU, além de orientações sobre o combate ao preconceito com o segmento LGBT.

“Foi mais uma oportunidade de falarmos sobre o preconceito sofrido pelo público LGBT e desenvolvermos um trabalho educativo e de conscientização”, afirmou a Diretora da Diversidade, Luana Rodrigues.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome