Matéria do Preto No Branco sobre Rede PEBA repercute na capital e SESAB se manifesta

0
Corredores do Hospital geral de Fortaleza (HGF) - PRIMEIRA - 08PP0101 - GERMANO RIBEIRO

O Bahia. Ba, site de notícias de Salvador(BA), repercutiu matéria do Preto No Branco, publicada ontem(1) sobre colapso na Rede PEBA – Rede de Integração de Saúde do Médio São Francisco, que atende 53 municípios baianos e pernambucanos.

O  site da capital, destacou ” Falta de vagas na regulação e dificuldade no atendimento de urgência e emergências estão entre os problemas apontados. Conforme foi pontuado em matéria do blog Preto no Branco, as adversidades da rede são reconhecidas pelos gestores municipais que afirmam já ter reclamado oficialmente da gestão da rede.

Conforme o secretário de Saúde de Sobradinho, Jailson Silva, o encaminhamento de um paciente de urgência pode demorar dias: “A situação de ortopedia na região é a pior possível, devido à demanda excessiva e à pouca oferta da referida especialidade”, disse.

De acordo com a matéria, a situação dos hospitais de referência, Regional, em Juazeiro, e Traumas, em Petrolina, é ainda pior que a situação dos hospitais municipais. “Em Petrolina e Juazeiro tem faltado até o básico, desde ponto de oxigênio a medicamentos simples” reforçou a secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos.

Veja matéria na íntegra: http://bahia.ba/bahia/peba-rede-de-atendimento-de-saude-entre-pe-e-ba-e-alvo-de-queixas/

Por meio de nota enviada ao bahia.ba, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), negou que a rede seja negligenciada e garantiu que, “pelo contrário,  a rede vem sendo fortalecida, através dos polos regionais dos municípios de Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Juazeiro”.

A nota não se refere a investimentos diretos nos serviços de urgência e emergência, mas anunciou que na próxima terça-feira (6), fará a entrega de um tomógrafo ao Hospital Regional de Juazeiro, e que, ainda em junho, os secretários de Saúde da Bahia e de Pernambuco se reunirão para discutir e propor novas ações para o fortalecimento da rede Peba.

A Sesab também divulgou a realização de mutirões que estão sendo planejados para a região “o município de Senhor do Bonfim receberá no período de 7 a 9 deste mês, o Mutirão de Cirurgias. Outra iniciativa é a celebração de um contrato para a realização de 200 cirurgias ortopédicas por mês e, com isso, desafogar a Rede Peba.

A secretaria disse que as pré-consultas para o atendimento serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 em unidade móvel que estará estacionada na Rua do Estádio Bonfim da Gamboa, em Senhor do Bonfim. A capacidade diária de consultas será de 180 pacientes, começando o atendimento às 7h. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

Na nota, a Sesab faz ainda outros anúncios: “Em Paulo Afonso, o Estado da Bahia firmou Termo de Compromisso com a Univasf e Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso. Nesse acordo, a Univasf vai assumir a gestão do Hospital Nair Alves de Souza, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é ligada ao Ministério da Educação. Nesse documento, também ficaram pactuadas a reforma e ampliação do referido hospital, que terá 30 leitos de UTI, sendo 20 de adulto e 10 de neonatal. O projeto de construção e ampliação está sendo finalizado para licitação, com previsão de inauguração em 2018.

Em Juazeiro, o estado da Bahia entrega na próxima terça-feira (6), ao Hospital Regional de Juazeiro, um novo tomógrafo. Além disso, já está acordada também, para o segundo semestre, a realização de 81 cirurgias ortopédicas/mês na unidade hospitalar.

Da Redação com informações Bahia.Ba/ Foto Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome