Artistas e amantes do teatro em Juazeiro, comemoraram o sucesso de público, da noite de ontem(7) no Centro de Cultura João Gilberto.
Houve fila para entrada, cadeiras ocupadas, público educado e a cordialidade do diretor do centro, Márcio Fabiano, recepcionando as pessoas, numa atitude admirável e rara.
Houve um espetáculo emocionante e arrebatador. Uma produção impecável. Irretocável, em todos os sentidos.
O espetáculo “Sobre a Pele”, indicado em três categorias ao Prêmio Braskem de Teatro 2016 (melhor atriz, melhor texto e diretor revelação), é uma realização do Colectivo Âmbar, rede de artistas e promotores cênicos latino-americanos, em parceria artística entre Brasil e México. O drama, realizado por quatro atrizes, traça a história das memórias de Sofia, mulher idosa que perdeu a visão após presenciar o afogamento da mãe. Presa em um manicômio, ela revive fragmentos de sua trajetória repleta de opressões psicológicas, perda de esperança e dos seus próprios sonhos. As atrizes se alternam em um embate cênico entre as lembranças doentias e a realidade cruel do cárcere vivido por Sofia, que tem como único subterfúgio esculpir com argila uma vida de lembranças fraturadas.
Uerla Cardoso (atriz de Maçã e A Ambulância) representa Sofia, e tem a companhia de Lílith Marques (Atire a primeira pedra e As quatro meninas), Ella Nascimento (O Paí, Ó e Cabaré da Raça) e Jane Santa Cruz (Dorotéia e Cuida bem de mim), que interpretam três memórias traumáticas da Infância, Juventude e Maturidade, respectivamente.
O ‘Projeto Sobre a Pele em Circulação – Um Realce Sobre o Feminino’ conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia, através do edital Setorial de Teatro 2016, além da parceria junto a Diretoria de Espaços Culturais e suas unidades nas cidades visitadas.
O ator e diretor de teatro, o juazeirense Devilles Sena, comentou sobre o público inusitado para uma sexta e feira e fez uma avaliação do espetáculo “Ha muito que não se vê o nosso teatro derramando tanta energia, o publico estava lá. Um drama extremamente bem resolvido…conflitos da personagem em quatro fases de uma turbulenta vida. Poderia ser um monólogo, e não deixou de sê-lo, já que era uma só personagem assumindo formas em quatro atrizes. .. Parabéns ao teatro! Parabéns ao nosso publico que depois de algum tempo volta a abrilhantar a noite teatral no nosso velho João Gilberto.”
O também diretor e ator de teatro Elder Ferrari comemorou a volta do público ao João Gilberto “Aos poucos e com muito trabalho vamos trazer o nosso público de volta para ver grandes trabalhos de todo país e mundo!”, comentou.
E houve também quem aproveitasse o momento para lamentar a falta de público para os espetáculos dos artistas locais. O ex secretário de Cultura de Juazeiro, Donizete Menezes foi um deles ” Eu fico muito feliz quando vejo o teatro com um bom público. Contudo, ficaria mais feliz ainda se esta frequência de público acontecesse também com os espetáculos teatrais realizados por nossos históricos e talentosos atores e atrizes. Nada contra os Espetáculos oriundos de outros municípios, mas, reforço: é preciso valorizarmos mais os/as produtores/as culturais de nosso município. Falo isto porque conheço bem a árdua luta deles/delas para construírem arte”, declarou Donizete.
Noel Ferrari, artista também, aprofundou esta reflexão ” O problema é que Santo de casa não faz milagre, mas o de fora sim. Isso é que é triste. A cena que vemos no teatro é a de artistas que assistem artistas,” concluiu.
“Sobre a Pele” será reapresentada neste sábado(8) às 20 horas. Ingressos na bilheteria do centro ao preço de 10 reais, inteira. Vale muito a pena conferir!
Da redação por Sibelle Fonseca