Os moradores de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), cadastrados no aplicativo Uber, estão recebendo um e-mail informando que o serviço está se organizando para ser implantado na cidade pernambucana.
O Uber é uma empresa multinacional americana de transporte privado urbano que utiliza um aplicativo para comunicação entre o passageiro e motorista particular associado ao sistema. É um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.
O empresário Iuric Pires recebeu o comunicado que anuncia uma “oportunidade de fazer dinheiro” para aqueles que desejam trabalhar com o aplicativo. Diz o comunicado ” Você tem interesse ou conhece alguém interessado na oportunidade de fazer dinheiro dirigindo e sendo dono das suas horas de trabalho? Todas as quartas (19h) e sábados (10h) você tem a chance de participar de uma palestra e descobrir como faturar até R$ 4.000 (bruto) por mês. O objetivo dessas sessões é apresentar a Uber e responder as dúvidas dos interessados em se tornarem parceiros da plataforma. Os seguintes tópicos são abordados: O que é o Uber? Qual o histórico da companhia? Como funciona a plataforma? Vantagens para os parceiros e usuários. Veículos aceitos na plataforma. Processo de ativação de parceiros”.
Pelo comunicado, o Uber está propondo um treinamento para recrutar interessados em se tornarem parceiros da plataforma em Petrolina. E a notícia já está sendo comemorada pelos futuros usuários do serviço na região.
“Eu sou cadastrado e utilizo o aplicativo em Salvador e em outras capitais para onde viajo e avalio o serviço com muito bom. Além da qualidade no atendimento, o valor da corrida é bem menor do que o serviço de táxi e eu estou vibrando com a chegada do Uber em nossa região”, comemorou Iuric.
” Não vejo a hora deste sistema chegar a Petrolina e Juazeiro. Conheço e aprovo o serviço, que já está nos grandes centros, com bastante aceitação, não obstante as polêmicas geradas por aqueles que, mesmo não oferecendo um bom serviço e cobrando caro por uma corrida, não querem perder espaço. Que venha o Uber”, declarou a professora Priscila Lima.
A ideia do Uber é bem simples: ajudar quem precisa se locomover pela cidade a encontrar algum carro que leve ao destino. Por meio do aplicativo, o usuário pode pedir um motorista. Custando bem menos do que o serviço dos táxis convencionais, toda a transação é feita pelo aplicativo, desde o cálculo de preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito – que fica cadastrado no sistema da empresa. Os motoristas ficam com 80% do valor e o Uber com o restante (20%).
Desde a sua fundação em 2010, a empresa tem causado a ira dos taxistas das cidades onde o aplicativo funciona e já ocupa as pautas dos tribunais.
Com a chegada do Uber na região, já podemos antever que essa discussão irá, em breve, ocupar a pauta das comunidades de Juazeiro e Petrolina.
Da Redação por Sibelle Fonseca
demorou mas chegou a hora!!