Muriçocas: prefeitura diz o que faz, mas população reclama

2

 

Não é difícil encontrar nas redes sociais, moradores de Juazeiro reclamando, de modo recorrente das muriçocas. A partir das indagações feitas pela população, o Portal Preto no Branco encaminhou perguntas, via e-mail para a prefeitura abordando o problema. Quem responde é Tatiane Malta, superintendente de Vigilância em Saúde.  Mesmo com as explicações, o efeito prático não vem sendo sentido e as pessoas continuam a criticar o poder público, pois as medidas tomadas são paliativas, não atacam a raiz do problema e as medidas de combate às muriçocas não tem sido eficazes.

Que trabalho é feito efetivamente no combate as muriçocas em Juazeiro?

No que compete às ações de saúde, mais especificamente ao combate às endemias, realizamos ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti e também do Cullex, que é o mosquito comum. As ações são através da ação do carro fumacê, de orientações em visitas domiciliares, atividades lúdicas de educação em saúde, palestras em eventos, escolas entre outros espaços, bem como, o  lançamento de Cal nos canais que cortam a cidade

Qual o papel da secretaria de saúde neste trabalho?

O papel desta pasta é promover e prevenir doenças as quais o mosquito é vetor.

Quais outras secretarias envolvidas no trabalho de combate as muriçocas?

Atua em conjunto com a pasta da Secretaria de Serviços Públicos.

A população reclama que não tem visto o carro fumacê, com regularidade passando pelas ruas. Como funciona esse cronograma? O serviço de fumacê tem funcionado? Como é feito esse trabalho e quais substâncias são utilizadas para o fumacê?

O carro fumacê atua nas ruas do município, em cronogramas com intervalos mínimos de 20 dias de retorno a cada rua ou localidade. É utilizada substância com principio ativo capaz de combater o mosquito adulto, porém se utilizado em curtos períodos, pode trazer riscos à saúde dos moradores e animais domésticos. Por isso é respeitado o período de intervalo entre as aplicações. O serviço do fumacê na cidade funciona com regularidade.

A que a senhora atribui essa invasão das muriçocas em todos os bairros da cidade?

Mudanças climáticas, com alternância de frio, calor e aumento de umidade, propiciam a reprodução do mosquito.

A queima da cana pela Agrovale é um dos fatores que contribuem para o aumento da muriçoca neste período do ano?

Não temos base científica para responder essa questão.

Os canais também são criadouros do mosquito? Que tratamento é dado a esses canais?

Locais com água parada podem vir a ser locais para a reprodução do mosquito, por isso, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos vem atuando na limpeza dos canais, e após essa limpeza é utilizada a Cal, que  em contato com a água forma o hidróxido de cálcio, provocando reações cáusticas e irritantes aos organismos aquáticos, liberando também calor ao meio, desse modo atua na inviabilização da reprodução das larvas do mosquito Culex e do mosquito Aedes. Só no ano de 2017, já foram utilizadas 03 toneladas nos canais com o objetivo de impedir a reprodução dos mosquitos.

Ao que parece, a prefeitura jogou a toalha e as muriçocas estão dominando a cidade. Concorda?

De modo algum. Com relação ao combate ao Culex e ao Aedes as ações são realizadas durante todo o ano. Temos Agentes de Combate às endemias atuando na sede e no interior.  Em 2017 a limpeza dos canais e o uso da Cal vêm ocorrendo,  e o fumacê continua sendo realizado. Pedimos inclusive à sociedade que colabore não jogando lixo nos canais, pois a água parada e suja é propícia a produzir um ambiente para a reprodução das muriçocas.  O que vem acontecendo é que é recorrente o acúmulo de lixo nos quintais e canais.

Da Redação por Juliano Ferreira

2 COMENTÁRIOS

  1. se faz, precisa fazer mais, o que se vê e o q nao se vê é a prefeitura trabalhando nesse sentido, estamos sofrendo uma invasão de muriçocas ha mais de 2 meses e ninguem faz nada e ninguem vê a prefeitura fazendo nada, a verdade é essa!

  2. O maior problema eh o descaso ou falta de compromisso do poder municipal de erradicar o problema. Pois que 3 toneladas de cal eh como se fosse um pingo d’agua no oceano dos canais com agua parada, nos esgotos, nas lagoas de estabilizacoes da cidade de Juazeiro. Que a Prefeitura tome vergonha e melhore a limpeza e a estrutura da cidade. Quanto a responsabilidade do povo tambem compete a prefeitura disponibilizar cacambas para o povo colocar lixo e fazer a coleta de modo sistematico

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome