Arquivada denúncia contra Michel Temer

0

A maioria dos deputados decidiu pelo arquivamento da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Michel Temer. O presidente do Brasil estava sendo acusado pelo suposto crime de corrupção passiva.

A votação analisou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia contra Temer. A votação teve início por volta das 18h15 de hoje (02), na Câmara dos Deputados.

Agora o pedido de Janot fica paralisado até que Temer deixe o Planalto. Mas ainda existe a expectativa de que o procurador-geral apresente outra denúncia contra Temer, que seria analisada novamente na CCJ e no plenário.

A decisão do arquivamento da denúncia foi definida antes mesmo do fim da votação, já que por volta das 20h15, os votos a favor de Temer, somados às ausências e abstenções, já somavam mais de 172. Para que o pedido de abertura de processo criminal contra o presidente seguisse para o Supremo Tribunal Federal (STF), eram necessários 342 votos contrários ao parecer.

Temer foi denunciado ao STF no dia 26 de junho pelo procurador geral da República com base nas delações de executivos da JBS, no âmbito da operação Lava Jato. Janot também levou em conta a gravação em vídeo onde o ex-deputado e ex-assessor do presidente, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), aparece carregando uma mala com R$ 500 mil, saindo de um restaurante em São Paulo.

No dia 13 de julho a denúncia de Janot foi avaliada pela CCJ e após uma manobra do Governo, que trocou parte dos integrantes da comissão, o parecer do relator Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava a abertura da investigação, foi derrotado.

Da redação com informações do El País

Foto: Evaristo Saafp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome