Na última terça-feira (22) as atividades da Semana de Integração realizada pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) – UNEB, discutiu a temática “Comunicação, Educação e Política” ministrada pelas convidadas Drª Tânia Cordeiro, pesquisadora na área de Comunicação e Violência, e por Ma. Camila Roseno , que abordou sobre sua pesquisa de mestrado “Escola Sem Partido: um ataque as políticas educacionais em Gênero e Diversidade Sexual no Brasil”.
A discussão sobre violência e comunicação, apresentou pontos importantes para que a universidade não se ausente desses espaços “A gente está em uma sociedade em que a violência é geral. A universidade não pode se ausentar disso. Todo aluno, dentro de suas áreas, deve fazer um esforço de fazer alguma ligação. Na verdade, se você pensar em comprar um cadeado, a relação já pode ser feita, é só pensar um pouco sobre o que significa isso” afirmou Tânia.
Para Camila Roseno, que discutiu sobre as questões do movimento escola sem partido e gêneros, é importante fazer uma análise sobre quais as políticas em educação, gênero e diversidade vem correndo nos últimos anos dentro das salas de aula, principalmente no que tange as redes municipal e estadual de educação , “Os temas transversais deveriam está transitando por todos espaços, só que esses temas viraram peso de porta” Camila ainda trouxe dados de como a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPI) discute metas estratégicas para combater o racismo, machismo e todo sistema de opressão que se articula diante da estrutura da educação no país.
Na ocasião estiveram presentes professores do departamento, alunos e servidores. As atividades programadas durante a Semana de Integração, seguem até sexta-feira.
Ascom/UNEB