Cerca de 300 agricultores e agricultoras do Projeto Pontal, zona rural de Petrolina (PE), desocuparam na tarde de hoje (05), de forma pacífica, a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os manifestantes ocuparam a instituição na manhã de ontem (04), em protesto a uma reintegração de posse do Pontal e retirada dos agricultores do local, marcada para acontecer no próximo dia 12.
Os trabalhadores saíram da entidade, em cumprimento a um segundo mandado de reintegração de posse, apresentado por volta das 16h30 de ontem (04), pelo superintende da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, que dava um prazo de 24h, para que os manifestantes deixassem o local.
“Ainda no início do ano, já nos reuníamos com várias autoridades, lutando pela regularização dos agricultores no Pontal. Temos cerca de 100 crianças estudando no Pontal, além das famílias que tiram de lá seus sustentos. Ao invés de sentar e negociar, eles pedem mandado de reintegração de posse. Não existe apenas este local para protestar. Se nos tirarem daqui, ocuparemos outro lugar, mas de um jeito ou de outro vamos chegar a uma solução”, desabafou a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damacena.
Segundo informações dos Sintraf, os agricultores se dirigiram para Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Da Redação Por Yonara Santos