O Portal Preto No Branco publicou na tarde de ontem (14), uma denúncia sobre problemas que estariam acontecendo nos anexos das unidades escolares no município de Casa Nova-BA, que são responsabilidade do estado. Segundo as informações que chegaram a nossa redação, faltam merenda, transportes escolares, professores e as instalações são inadequadas. O atraso nos salários dos motoristas do transporte escolar estão atrasados e eles ameaçam parar as atividades.
Um dos motoristas, subcontratado pela empresa Paisagem Turismo, que não quis ser identificado fez o seguinte relato : “Rodamos os meses de junho, julho e agosto, mas não dá mais. Só promessa, promessa” – e faz a ressalva – “A empresa tem boa vontade. Assumiu a responsabilidade com o posto, mostra as cobranças. O problema é o governo. Não paga, não adianta a renovação do contrato e fica dizendo que amanhã sai a ordem, que nunca sai”.
Uma professora do Colégio Getúlio Vargas fez a seguinte analise: “Claro que os problemas não se resumem aos anexos, onde são gritantes o descaso. Aqui na sede temos problemas também. Ônibus que transportam alunos do interior sem receber e parados há uma semana, falta de professores em determinadas disciplinas”.
A gestora, Elidia da Silva Rocha, completou: “Há mais de 5 anos os professores só tem uma sala improvisada e se reúnem nos corredores”. Ao lado do colégio uma construção, de duas salas, está parada.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia rebateu às denúncias.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que:
– Com relação ao Colégio Estadual Getúlio Vargas, está em curso uma ampliação das instalações físicas. Em relação às obras já iniciadas, a Secretaria realizou o distrato com a empresa que havia vencido a licitação, por não cumprimento das cláusulas contratuais, incluindo abandono de obra, e está realizando uma nova licitação com celeridade.
– Com relação ao transporte escolar, os alunos nunca ficaram sem o serviço. A empresa contratada não deixou de prestar o serviço aos alunos, e encontra-se em atualização contratual com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
– Com relação aos professores, as autorizações para contratação imediata dos docentes de matemática, história e filosofia, já foram liberadas por esta Secretaria desde o mês de maio.