Um leitor, que pediu para não ser identificado, enviou para nossa redação uma denúncia contra o SAAE, em Juazeiro. Segundo ele, o próprio órgão está despejando dejetos na lagoa de estabilização do bairro Jardim Vitória, construída há mais de 20 anos e desativada há quase um ano.
De acordo com o morador do bairro, a lagoa começou a ser aterrada com entulho no inicio de 2017 e agora, diariamente, o SAAE vem utilizando o local para despejar o rescaldo de dejetos da cidade, o que caracterizaria crime ambiental.
” Nós moradores estamos desesperados e apesar das reclamações e denúncias nada foi resolvido até agora. O que se vê é um abandono geral e muito desrespeito. A lagoa foi aterrada e o que era para ser uma solução, virou uma enorme dor de cabeça. A proliferação de muriçoca , mosquitos e o mal cheiro tem sido uma constante”, reclamou.
Entramos em contato com o SAAE que, em nota, afirma que os caminhões do órgão estão despejando areia retirada da limpeza dos Pvs, que ajuda na compactação do material (entulho) retirado das ruas e usado para aterrar a lagoa. Perguntamos sobre o liquido de cor escura que aparece nas fotos enviadas pelo leitor, o rescaldo, e o assessor informou que “quando a bomba do caminhão faz a sucção vem parte do líquido existente no PV”. A nota diz ainda que “um projeto esta sendo elaborado para transformar aquela área em um agradável espaço público”.
Veja a nota na íntegra:
Quando o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE reassumiu a obra de esgotamento sanitário em Juazeiro iniciou também a ampliação da Lagoa de Tratamento de Esgoto do Bairro São Geraldo. Com a conclusão das estações elevatórias e dos emissários, a lagoa existente no Jardim Vitória não será mais necessária, para tratamento, entretanto poderá ser utilizada como leito de secagem já que a licença ambiental está em vigor. O que os caminhões do SAAE estão despejando no local é areia retirada da limpeza dos PVs, que ajuda na compactação do material (entulho) retirado das ruas e usado para aterrar a lagoa. Um projeto esta sendo elaborado para transformar aquela área em um agradável espaço público.
Em breve o SAAE reiniciará os serviços do esgotamento sanitário deixando a cidade com 95% saneada, compromisso que foi assumido com a população e que será honrado pela atual gestão municipal.
Da Redação
Então se é areia,pode ter certeza que está podere e incomodando muito.
Taí a explicação do endêmico problema de muriçoca na cidada, é causada pelo próprio órgão da prefeitura. Cadê o Ministerio Publico? Só ta de enfeite?