Centro de Fruticultura vai capacitar mão de obra e impulsionar agronegócio

0

 

A região do Vale do São Francisco é a maior produtora de manga e uva do país, faturando cerca de R$ 2s bilhões com a produção de frutas ao ano. Para impulsionar ainda mais o setor, a cidade de Juazeiro, no norte baiano, a região recebeu na última segunda-feira, 23, o primeiro Centro de Excelência em Fruticultura, que já está funcionando no Loteamento Centro Industrial São Francisco.

Fruto da parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a cerimônia de inauguração contou com a participação da diretoria executiva do Sebrae Bahia: o superintendente Jorge Khoury, o diretor técnico Franklin Santos e o diretor administrativo financeiro José Cabral, além do gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro.

Estruturado em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços, o Centro de Excelência em Fruticultura vai capacitar profissionais para atender a demanda por mão de obra especializada em todo o país, além de incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. A meta é ofertar 320 vagas por ano em formação e atualização profissional e mais 300 vagas para capacitações à distância.

“A região já é referência na exportação de frutas e contratação de mais de 240 mil empregos diretos na região. O Centro surge como um alicerce de desenvolvimento regional, que vai disseminar conhecimento, aumentar o potencial da economia local e qualificar mão de obra para todo o Brasil”, destacou o presidente da CNA, João Martins.

A conquista do Centro também vai intensificar as ações do projeto de Fruticultura desenvolvido pelo Sebrae nas cidades do norte da Bahia. Para o superintende Jorge Khoury, a região do São Francisco já possui grande representatividade na produção nacional e na exportação de frutas. O centro vem para qualificar os profissionais com produção assistida e técnica orientada. “Vamos estreitar as parcerias junto ao Senar para oferecer ao micro empreendedor, conhecimento e oportunidades de melhorar a gestão da sua propriedade e a conquista de novos mercados”, frisou.

O gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, destacou que o Centro de excelência traduz os investimentos estratégicos pra impulsionar o segmento de fruticultura e elevar o patamar das toneladas de frutas que são produzidas na região. “Podemos contribuir ofertando nossas soluções tecnológicas para os empresários e produtores rurais para que continuem se qualificando, inovando e empreendendo”, finalizou.

Por Lucilene Santos /Agência Sebrae de Notícias Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome