A poesia, Juazeiro, o Velho Chico… estão de Luto: Morre em São Paulo o poeta Manuca Almeida

58

Com extremo pesar, comunicamos a morte do poeta e compositor Emanuel Almeida, Manuca Almeida, o amado Manuquinha, que em 16 de dezembro faria 54 anos.

Ele nasceu em Aracaju (SE), mas sempre foi juazeirense.

O poeta foi acometido por um câncer e estava em São Paulo fazendo tratamento.

Lutou, bravamente, junto com sua família e sob uma tempestade de orações e vibrações positivas, durante cerca de seis meses, contra a doença, e se libertou.

Foi um desenlace tranquilo desta vida terrena. Uma passagem com a suavidade da sua poesia.

Nossos sentimentos a sua esposa, Lu Almeida, as filhas Dandara, Vitoria, Iana, Fernandinha e Ben, seus netos.

Nossos sentimentos a Dona Eunice e aos irmãos.

Que os espíritos de luz te envolvam e te assistam nesta passagem, Manuquinha!

Eles já sabem que você foi fazer poesia aí por cima.

Siga em paz, meu irmão!

Você dignificou a raça humana e agora é luz!

Fica uma saudade imensa.

Fica seu nome poesia.

Ficam seu amor e alegria.

Da Redação por Sibelle Fonseca

58 COMENTÁRIOS

  1. UM INESTIMÁVEL PERDA. POETA QUE CANTAVA O AMOR.UM POETA DE SORRISOS LARGOS. QUE, ESTEJA ONDE ESTIVER, CONTINUA A SUA GRANDE VIAGEM DA POESIA. CONDOLÊNCIAS E MUITA FORÇA AOS FAMILIARES.

  2. Vai deixar saudades por muito tempo.Jovem brilhante , rico em sabedoria , amigo sincero. E uma pessoa simples e altruista. Vai com Deus amigo velho a pátria espiritual com a sua fé e amor que canta e encanta.

  3. O conheci desde que aí morei. Manuca era a poesia e o bom humor. Simples como a petitinga do Rio e criativo como os grandes compositores. Falava e cantava a linguagem do sertanejo. Fará uma grande falta no cenário da música popular Juazeirense. Minha solidariedade a todos os familiares, que tive a honra de conhecer. Marcel Mariano, de Salvador.

  4. Mais uma pessoa querida que parte para o “cantinho do ceu”..,
    Lembrarei de você con muito carinho meu querido Manuquinha! Desejo que o grande pai tenha reservado pra você um cantinho poético lá no céu.

  5. Que perda para nós!
    Vc era luz e agora mais que luz amigo Manuca!
    Meus sentimentos à todos os familiares e amigos!
    Demos hoas risadas junta.os nos programas da Virada Cultiral!

  6. Canção de Viva ao moço da janela.
    À Manuca Almeida

    O cérebro que celebra a arte.
    O célebre que celebrou parte.
    Mas Nunca parte da história.
    Manuca, partiu pra glória.
    Viveu, verteu, feito fera.
    Sentidos por toda esfera.
    Do sertão do São Francisco
    Na palavra era um curísco.
    Nas artes de Juazeiro.
    Pequeno, em brilho, um luzeiro.
    A arte inerte se aquieta.
    Sempre que parte um poeta.
    Fica um poema sem sorte, por saber que, venceu a morte.
    Como um téco ou uma cerveja, tirou o poeta da mesa.
    Lançou palavras em bazuca, canção de viva Manuca
    Tua história permanece. A região não te esquece.
    Da morte algoz hoje fala.
    Mas voz de poeta não cala.
    Ailton Ribeiro
    12/11/2017

  7. existe arte em toda parte
    existe arte até em Marte
    existe arte com quem parte
    existimos nós os órfãos da arte
    vá Agora não cara, fique mais um pouco, vamos ali ver a curva do sol um brilho de Rio.
    você foi a personificação da arte
    e agora parte.
    segue em paz, Poeta.

  8. Manuca um anjo de luz que brilhou sobre nós. Descreveu o amor e a vida como ninguém. Ensinou-nos a alegria com brilhantismo . Deixa-nos imensa saudade . Parte poeta ,Deus está te esperando na janela. No céu vai ter festa. Minha solidariedade a sua adorável família.

  9. Grande Poeta Manuca! Pessoa do Bem! Considerava-o como um amigo, em qualquer lugar de Juazeiro que encontrava-o ele vinha falar comigo.Deixou sua marca registrada acredito em vários lugares que passou inclusive no Recife nos anos 80 quando eu estava estudando por lá e tive a oportunidade de vê-lo já na sua trajetória de poeta. Que Deus o receba de braços abertos no Lar Celestial. Minhas condolências à família.

  10. “Que a terra lhe seja leve”
    Que sua poesia ecoe e o vento arraste para todos os corações do universo,um pouco do muito que significou para todos nos,a tua pena escrita e por tantas(os) cantada como bálsamo á alma de quem te ouviu.
    Vai.poeta, voa nas asas de Deus, prepara um sarau,pois ali um dia nos encontraremos,para brindar a vida,onde ninguém mais, terá o direito se quer de pensar em morte.

  11. Vai com Deus irmão, ilumina agora em outro estágio, aqui vc já iluminou e cumpriu a sua missão .

    vc deixou muitos adimoradores e com certeza vai fazer muita falta as famílias juazeirenses.

  12. Meu querido amigo e amigo de muitos de meus amigos. Lembro-me de Manuca ainda no Séc passado 92/95. Ele fazendo uma paródia de uma música – acho que de Raulzito – onde. Satirizava à tão incômodas muriçocas. Era muito engraçado… tempos depois tive a sorte de conhecer o Grande Manuca e que alegria foi o nosso encontro: muita gargalhadas e um papo alto astral. Fomos ao seu estúdio – lugar sagrado – falamos sobre vários amigos em comum… conheci sua filha artista que me mostrou belos quadros, sua atual esposa e foi uma tarde inesquecível. A palavra de ordem era: – meu irmão você precisa voltar mais vezes aqui, me amarei em conhecer você
    Este encontro ficou marcado para mim, pois por obra do destino e num espaço de tempo tão curto, nosso Grande criador convocou os serviços dessas grandes figuras que tive o prazer de conhecer: Vilmar. Guerra é seu compadre Manuca. Saudades!
    Deus, onipresente acolha essa alma em sua sabedoria , pois em Terra muito alegrou os teus filhos com amor e poesias.
    … eu sou a muriçoca eu vim pra perturbar!
    Por aqui continuamos “Esperando na Janela” e vendo mais uma estrela a brilhar nó firmamento.

  13. Meu eterno carinho à esse ser que nos deixou sua porção de bom humor e irreverência nas suas poesias e um amigo que nos compartilhou muitas alegrias.Segue em paz meu Manuquinha!

  14. Amigo e confrade, Manuca, com toda a certeza a sua jornada aqui neste planeta não foi interrompida só passou para um plano maior. Por sua linda trajetória os bons espíritos devem ter preparado uma recepção com a sua poesia e leveza. Muita luz!

  15. Zé Ulisses

    Vai com Deus amigo que o sr lhe abençoe lá tivemos uma boa infância juntos frequentei muito sua residência na praça da igreja lutei judô e boxe com Armandinho seu mano na academia de Samuel nascimento (imemoria)tenho muitas boas lembranças de todos seu familiares vá em paz meus sentimentos para sevé, rosa, tereza,abilho…

  16. Que tristeza, se foi o meu parceiro e amigo Manuka Almeida, fazendo agora oração para o amigo que tanto nos alegrou por aqui, vá com Deus irmão!
    Maurício Peixoto

  17. Conheci Manuca em 1981, na praça da piedade, em Salvador. Ele estava recitando um poema contra o exército brasileiro em plena ditadura militar. Depois desse dia me tornei admirador daquele jovem e é essa a lembrança que quero guardar dele ! Rest in peace Manuca !

  18. Ubiratan(SARIGUÊ)

    Manuca!!
    Homem De Boa Cuca
    Poeta contente
    Competente cheio de alegria…
    Vai Poeta com suas poesias.
    Vai atendê o Chamamento do Pai Celestial.
    Força e sabedoria a todos seus entes familiares..
    E também ao Povo de Juazeiro da Bahia.

    _

  19. Que Jesus possa recebê -lo no plano espiritual e que Manuquinha possa encantar a todos no outro plano assim como fez aqui na Terra.Que ela seja envolvido em muita paz e luz.Fica com Deus, o bairro Santo António perde um grande irmão! !!

  20. Vai com Deus, Nanuca! Descansar em paz na casa do Pai e alegra o céu com sua arte de poeta.
    Minhas condolências a Lu, filhas e netos… extensivo a todos os familiares e amigos.

  21. vai com Deus Nanica você sempre foi um guerreiro tenho certeza que o céu vai ta em festa a sua espera descanse em paz meu grande amigo que Deus conforte taxa a familia

  22. Meu amigo e gurú, vc ñ morreu, pois as estrelas ñ morrem e sim transcedem. Tenho certeza q nossas maos ainda se tocarão. Que essa nova transformação da sua existencia seja iluminada pelo nosso criador.

  23. Manuca : teu sorriso fácil e tuas palavras encantadas vão sempre permanecer em nossos corações. Estamos tristes de perder sua presença física entre nós mas felizes de ver que você cumpriu sua missão.Alegrou o mundo com sua poesia e espalhou o bem por todo o canto que passou. E enfim lutou sua batalha , abraçado com a sua arte e com a sua linda familia que tanto amamos. Queridas Lu , Dandara, Iana e Vitória , estamos aqui, colo , ombro, coração com coração , saudades muitas de Manuca, poeta, amigo e irmão..

  24. A “Entrada do Céu” agora está triste, mas onde sempre deveria estar, mas nuvens.
    Hoje não estou “índio como indo vai”.
    Força para a família Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome