Juazeiro-BA: Familiares de paciente internado há mais de 7 meses, cobram do estado equipamentos necessários para a internação domiciliar

0

 

Em contato com o Portal Preto No Branco, a leitora Jandiara da Conceição relatou a situação do irmão, Jonas João do Nascimento, de 35 anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Juazeiro-BA HRJ), desde junho deste ano. O paciente foi diagnosticado com Polineuropatia Axonal Difusa, um distúrbio neurológico que ocorre quando simultaneamente muitos nervos periféricos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente.

Antes de ser transferido para o HRJ, Jonas esteve internado na UTI do Hospital Universitário de Petrolina-PE, entre os meses de abril e junho. De acordo com Jandiara, desde julho o médico autorizou a internação domiciliar, mas devido a doença ser grave, ele vai precisar de alguns equipamentos hospitalares.

“Ele está há mais de 7 meses fora de casa, longe da família e dos cinco filhos. Ele está cada dia mais triste com essa distância e essa situação só piora o estado de saúde dele. Para a internação domiciliar é necessário alguns equipamentos, como ventilador mecânico, fonte de oxigênio, aspirador portátil, nebulizador entre outros”, explicou Jandira.

A irmã do paciente declarou ainda que a família procurou a Secretaria de Saúde do Município para solicitar os equipamentos hospitalares necessários para a internação domiciliar, mas foi informada que a disponibilização dos mesmos era de responsabilidade do estado. “Nós fomos na 15 DIRES (Diretoria Regional de Saúde) e lá eles nos mandaram procurar a Defensoria pública. Eu já fui lá duas vezes e nada é resolvido. Na próxima sexta-feira (01), voltarei na Defensoria e espero sair de lá com uma resposta definitiva”, declarou.

Jandiara da Conceição finalizou afirmando que a família vai lutar por seus direitos e espera que a situação do irmão seja resolvida o mais rápido possível. “Nós precisamos ajudar meu irmão. O tempo está passando e ele não pode continuar dentro de um hospital. Durante esses 7 meses, apesar de está sendo muito bem tratado, ele já pegou bactéria e infecção. Só estamos dependendo desses equipamentos para o levarmos para casa. É um direito dele”, declarou Jandiara.

A Redação do Portal Preto No Branco está em contato com a Secretária de Saúde do Municipal e do Estado para solicitar esclarecimentos sobre o caso.

 

Da Redação Por Yonara Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome