A primeira edição de 2018 do Programa Palavra de Mulher Web entrevistou Carlos Neiva, ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro-BA e ex-assessor da Gestão do atual Prefeito, Paulo Bomfim (PCdoB). Neiva, que atuou nas duas gestões do ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), pediu desligamento do governo no último dia 18 de dezembro.
Durante a sua primeira entrevista após o afastamento, entre outros assuntos, o ex-secretário fez um balanço sobre sua experiência na gestão pública municipal e falou sobre os seus projetos para 2018.
“Desde sempre eu não conseguia entender o motivo da estagnação sócio-econômica em que o município Juazeiro vivia. Então, já na primeira gestão do governo, nós realizamos um trabalho técnico, com levantamentos, e implantamos uma política de atração de investimentos para a cidade. Hoje eu não tenho dúvida nenhuma e Juazeiro sabe disso, que o nosso trabalho foi exitoso. Juazeiro avançou bastante. Nós tivemos um investimento muito forte da área privada e a chegada de grandes empresas na cidade. Tivemos também uma mudança total no distrito industrial da cidade, entre outras conquistaS, como o primeiro Shopping da cidade. Então, conseguimos botar Juazeiro em um lugar de destaque a nível nacional com relação a geração de emprego e renda”, avaliou Neiva sobre o seu trabalho a frente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro.
Neiva falou ainda sobre o processo de escolha para representar o governo durante as eleições municipais de 2016, onde teve seu nome cotado para candidatura, junto com o de Joaquim Neto e Paulo Bomfim, então secretários de Isaac Carvalho. “Não ficou nenhum tipo de sequela e nem problemas por eu não ter sido o escolhido, tanto que aceitei voltar para a gestão. Mas desde o primeiro momento tivemos uma conversa muito clara, como costumo fazer sempre. Informei que atuaria durante o primeiro ano do novo governo para avaliar o que efetivamente estava acontecendo é que contribuição real eu daria para o governo, porque eu não consigo ficar em um local para não fazer um trabalho da maneira que eu acho que deve ser feito e assim aconteceu. Então durante uma reunião com o atual prefeito, eu pedi o desligamento por que o atual modelo de gestão vai de encontro com o que eu penso”, declarou.
Neiva também respondeu aos questionamentos dos internautas, que tiveram uma grande participação durante o programa, e falou sobre temas polêmicos, a exemplo de demissões de funcionários neste início de ano, zona azul, sobre a real função do ex-prefeito Isaac Carvalho na atual gestão, apontado pela população por “comandar a prefeitura” e sobre a cidade viver em um possível “pós-coronelismo”.
Questionado também sobre o seu futuro político, Carlos Neiva informou que já está pensando em uma forma de continuar contribuindo para o crescimento de Juazeiro. “Nós devemos pensar de forma proativa e positiva, buscando fazer sempre mais e melhor. Não devemos está discutindo sobre quem vai sentar na cadeira do motorista, mas sim para onde o ônibus deve ir. Essa é a grande discussão que Juazeiro quer. Para onde, com que formato e com que tipo de liderança queremos avançar. O nome deve ser uma conseqüência de uma discussão ampla e geral da sociedade. Nós precisamos voltar a discutir e fazer política em Juazeiro”, finalizou Carlos Neiva.
Veja a entrevista na íntegra:
Da Redação Por Yonara Santos