(foto: divulgação)
O trabalho desenvolvido pela assistência social da Prefeitura de Petrolina vem transformando a vida de dezenas de pessoas que saíram das ruas e ganharam a oportunidade de retomar suas vidas. As ações implementadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no Centro Pop vão desde o acolhimento ao apoio psicológico, fundamental para a ressocialização.
E os resultados têm sido positivos. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Carvalho, várias pessoas que estavam em situação de rua, conseguiram sair desta condição e encontraram o caminho para reconstruir suas vidas. “Temos muitas histórias no Centro Pop que nos enchem de orgulho e trazem recompensa pelo nosso trabalho. Estas ações são muito importantes porque ali nós podemos conhecer a realidade de cada um e assim ajudá-los a reencontrar um caminho”, disse a gestora da pasta.
Exemplo de superação é o jovem, André Silveira, que estava nas ruas da cidade, mas conseguiu reverter a situação após receber atendimento no Centro Pop. Segundo ele, o espaço foi fundamental para recomeçar a vida e também ingressar no mercado de trabalho como sushiman.
“Cheguei a Petrolina sem documento, sem dinheiro, sem ter como entrar em contato com minha família e ai conheci o Centro Pop. Foi lá que eu encontrei apoio psicológico, minha documentação, e até ajuda para encontrar um trabalho. Com o apoio deles, foi que eu consegui retomar mesmo minha vida”, disse André.
Serviço – O Centro Pop funciona na Rua Padre Fraga, nº 395, centro de Petrolina. No local, as pessoas em situação de rua tomam café da manhã e também recebem fichas diárias para receber almoço e jantar no Restaurante Popular. Além disso, o espaço oferece oficinas de artesanato, confecção de sabonetes e aulas de música.
O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, também disponibiliza local para banho e lavagem de roupas, doação de roupas e serviços como cadastramento para o programa Bolsa Família além de orientação para a recuperação de dependentes químicos, caso seja necessário.
Ascom/PMP