Apesar de estar com 12% da capacidade, barragem de Sobradinho opera com baixa vazão

0

(foto: reprodução/internet)

A barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, está se recuperando de um dos mais graves períodos de estiagem. Com as recentes chuvas que caíram nas cabeceiras e nos afluentes do Rio São Francisco, a barragem chegou nesta semana, a quase 12% de sua capacidade.

Este é o maior número alcançado pelo maior reservatório de água do nordeste deste julho de 2017, quando estava operando com 10% de sua capacidade. Em novembro, a barragem de sobradinho esteve apenas com 2% de seu volume.

Atualmente a quantidade de liberada pela barragem (vazão) é de 600 metros cúbicos por segundo. No ano passado, a Agência Nacional de Águas (Ana) recomendou que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) passasse a operar com uma vazão de 550 metros cúbicos, o menor número alcançado desde a criação da barragem em 1979.  Em condições normais, chega a ter uma vazão de 1.300 metros cúbicos.

Responsável pela geração de 60% da energia hidrelétrica no nordeste, Sobradinho está com duas das seis turbinas funcionando.

De acordo com o G1, o nível da barragem aumentou porque está chegando mais água até o ponto de captação do canal da batateira, que fica em uma área dentro do lago de Sobradinho. A bomba de captação de água foi colocada em dezembro do ano passado.

Vale ressaltar que uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) suspende captações no rio São Francisco todas as quartas-feiras, exceto para abastecimento animal ou humano, está vigorando desde junho de 2017, e deve permanecer até o fim d abril de 2018.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome