(foto: reprodução/internet)
Mesmo após ter recebido um abaixo-assinado reivindicando a garantia dos direitos LGBT em todas as esferas de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho sancionou a Lei nº 2.985. De autoria do vereador Elias Jardim (PHS), a lei, que está em vigor desde o dia 19 de dezembro de 2017, proíbe as atividades pedagógicas que visem a reprodução do conceito de Ideologia de Gênero na grade de ensino das redes municipal e privada da cidade.
A lei estabelece que a utilização, elaboração, publicação, exposição e distribuição de livros que abordem ou se refiram, direta ou indiretamente, sobre ideologia de gênero, diversidade sexual e educação sexual, bem como a distribuição de livros didáticos nas escolas e bibliotecas da cidade, estão terminantemente proibidas.
A responsabilidade direta pelo cumprimento da lei recai, solidariamente, aos dirigentes, diretores e ao secretário municipal a qual a escola ou a biblioteca esteja vinculada.
Para Eduardo Rocha, presidente da Associação Sertão LGBT do Vale do São Francisco, a sanção da lei, além de contribuir para a disseminação do ódio e da violência entre as minorias, evidencia o descomprometimento do prefeito Miguel Coelho com os movimentos sociais.
“Estamos nos perguntando: que “novo tempo” é esse que o governo promete? Continuamos vendo uma gestão conservadora, que colabora para a ignorância das gerações futuras, uma gestão que tira nossos direitos, direitos de ser, existir, pensar e aprender a respeitar o diferente. Não só a população LGBT está tendo direitos atacados, mas também a toda população de mulheres, de negros e negras, bem como os direitos humanos em geral”, ressaltou o representante.
(foto: reprodução/arquivo pessoal)
Eduardo relembrou que no dia 21 de setembro, durante a Marcha da Diversidade no aniversário de Petrolina, o gestor recebeu uma carta com mais de 500 assinaturas, reivindicando a garantia das demandas da população LGBT.
“Ele desceu para receber a tal carta se colocando a disposição em frente as câmeras, e na primeira oportunidade ele sanciona uma lei que proíbe desconstruir preconceito, uma lei que nos mata todos os dias e nos matem na invisibilidade. Repudiamos tal atitude do senhor prefeito”, disse Eduardo que complementou dizendo que “Nossa sociedade merece respeito, e respeito só vem através da educação”.
O vereador Gilmar Santos (PT), que ao lado da vereadora Cristina Costa (PT) se manifestou veementemente contra o projeto na ocasião da votação do dia 7 de dezembro, também repudiou a sanção de Miguel Coelho.
“Em um país onde mais se mata LGBT’s no mundo, um a cada 25 horas, discutir gênero nas escolas é uma necessidade que pode tornar efetivo o compromisso da educação com a vida, com a justiça, com as liberdades individuais e com a cultura de paz. Negar-se a ele, ou pior, proibir esse compromisso por parte do educador que deve ofertar o conhecimento acerca do que está na fundamentação desses problemas é uma outra violência, a violência da invisibilidade que não mata diretamente, mas deixa morrer”, disse o vereador.
Elias Jardim (foto: reprodução/internet)
O projeto
Com a bíblia não mão, falando em “nome de Deus” e argumentando “defesa da família e das crianças de Petrolina”, o vereador evangélico Elias Jardim (PHS) aprovou no dia 7 de dezembro, o projeto de lei nº 132/2017, que proíbe as atividades pedagógicas que visem a reprodução de conceito de Ideologia de Gênero na grade de ensino de escolas públicas municipais e particulares de Petrolina.
Durante a sessão, que contou com a presença de representações do movimento de mulheres e da comunidade LGBT, alguns manifestantes demonstraram indignação e reagiram ao discurso do vereador evangélico, chamando-o de “fascista”.
O projeto foi aprovado em segunda discussão por 12 votos a favor e 2 contra.
Várias instituições e entidades, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), repudiaram a aprovação do projeto pela câmara de vereadores de Petrolina.
Da Redação por Thiago Santos
Alguém faça o favor de esfregar a Lei Maria da Penha na cara desses “governantes”?
O que a lei Maria da penha ter Haver com a matéria? kkk
Clarissa, eu como leigo que sou pergunto, o que tem haver ideologia de gênero com Lei Maria da penha?
Tu és doida é?
O que tem haver a lei maria da penha? Esse povo precisa estudar mais, fala muito e se aproveita pouco. Prefeito Miguel e o vereador elias jardin e os demais vereadores que não apoiaram esta loucura,tem meu apoio, muito obrigado. Eu não coloquei meu filho em escola pública por causa desta burrologia de gênero.
Minha nossa! Quem falou em Maria da Penha aqui criatura? Vá pesquisar sobre o q escreveu.
Parabéns ao vereador que propôs a lei e parabéns ao prefeito que sancionou. Essa “ideologia de gênero” proposta por alguns governantes, de forma inescrupulosa e irresponsável, é fruto de mente insana de quem se acha acima de Deus, pretendendo aniquilar os princípios familiares e trazer mais problemas à sociedade. Inaceitável!
A impressão que dar é que a ideologia de gêneros é que me representa. E isso não é verdade. Sou mãe e não quero educação sexual na Escola para meu Filho.O que vejo em muitas escolas e faculdades. Apologia sexual da forma imoral.
Não sou contra a apologia e nem a nenhum homossexual. Eu sempre digo que a escolha sexual é de cada um mas o que mais vejo é desvalorização do sexo com um todo. Sem princípio. Onde a permissividade e a promiscuidade é o princípio básico. Eu sempre digo: sua vida sexual só desrespeita a cada um.
Por que não vão brigar por estudos melhorar por garantias de cursos melhorar .Não a luta é por esse radicalismo insano em que apenas o jogo político prevalece.
Porque não vamos cobrar de nossos governantes por questões mais sérias por garantias que de fato nos ajude mesmo .Vejo tanto político que nem era para está aí mas estão por causa de nossa sociedade que vota em seus interesses próprios.
Vamos estudar e brigar por de fato o que é melhor para nosso país
É muito mimimi muito politicamente correto…
Parabéns ao jovem prefeito!! Que teve uma educação baseada em princípios cristãos e familiares, e não vai na onda de modismos que visam destruir os pilares da nossa sociedade!! Finalmente alguém em sã consciência!!
Parabéns Prefeito por essa atitude, você ajudou a brecar essa agenda Progressista na nossa Região e acredito que todos nós defendemos o #ESCOLASEMPARIDO.
Escola é lugar de aprender Português, Matemática, Ciências, Geografia, História e não Sexualização e Conceitos LGBT, esse tipo de ensino fica a critério dos País.
Querem comparar Ideologia de Gênero com Religião é isso? vivemos em um país com quase 90% de Cristãos, agora querem perseguir os Cristãos por que a destruindo a base da sociedade tem as portas abertas para a implantação do Comunismo.
Tem meu respeito !
Agora sinto que meu voto está sendo válido!
Parabéns ao prefeito Miguel Coelho!!
Ele correto, ele e os vereadores que aprovaram está lei.
Parabéns ao Prefeito Miguel, Nossas Crianças tem que ser preservada de tais políticas, Não existe ideologia de gênero, existe Homem e Mulher, e Educação é função dos pais e não do Estado, As Escolas estão pra ensino Matemática, Português e etc.
Parabéns ao prefeito! A Ideologia de Gênero quer ensinar as crianças que não existe sexo definido, contrariando a biologia. Querem ensinar que chamar o menino de menino e a menina de menina é preconceito. São loucos. Se o conceito de homem e mulher é uma “construção social”, como eles dizem, a Ideologia de Gênero e seria então, muito mais ainda, uma hiper construção social que querem impingir à força às nossas crianças
Quem desafia e transgride as leis da natureza não deve ter medo de morrer.
Total apoio a posiçao do prefeito Miguel Coelho. Parabéns por sua sábia decisão.
Parabéns!
Como Professora afirmo que a OBRIGAÇÃO da escola é ENSINAR MATÉRIAS PEDAGÓGICAS e a OBRIGAÇÃO da Família EDUCAR. Não me venham com IMORALIDADE, deixem nossas crianças em PAZ! Que hipocrisia afirmar que querem direitos iguais querendo IMPOR IMORALIDADE PARA CRIANÇAS. QUER RESPEITO, RESPEITE!
#MeusFilhosMinhasRegras
#DeixemNossasCriançasEmPaz
PARABÉNS MIGUEL. Fez exatamente o que o povo de Petrolina quer e tanto clama. Não se deixe dobrar pelo mimimi.
Parabéns prefeito por ignorar uma lei demoníaca!
Parabéns Miguel
Ideologia de qualquer natureza e partidarismo nas escolas, só servem para confundir as pessoas. Basta ensinar o respeito ao indivíduo e pronto!!!
Parabéns ao prefeito, Deus o abençoe !
Parabens, Prefeito!
Muitos estão sendo contra a sua decisão mas, sinceramente não estão sendo conscientes nem o porquê realmente estão opinando contra a decisão do prefeito.
Afirmo que apoio em 100% sua decisão e continuarei apoiando.
Parabéns Prefeito! Tens nosso respeito. Em escolas se deve ensinar as matérias fundamentais para a vida (concurso, vestibular etc.) A educação sexual deixe por responsabilidade dos pais. De volta à moral e os bons costumes.
Parabéns Prefeito por essa atitude, se todos somos iguais não há necessidade de lei pra favorecer nenhum grupo. .
Parabéns prefeito Miguel coelho! Certíssimo! Alguém precisa proteger as nossas crianças dessas imoralidades! Depois de adultos cada um siga seu caminho. Mas enquanto crianças deve ser conservada sua inocência. Parabéns prefeito, por fazer o que é certo.
O cara de pau ainda inclui negros, direitos humanos etc..
Pra arranjar mais adeptos a essa pouca vergonha que tentam
Nos impor… Parabéns ao prefeito, sou de recife, mais quero morar
em Petrolina agora 😀
Parabéns, Prefeito, por essa atitude racional! Essa tal de ideologia de gêneros onde não se pode dizer que menino é menino e menina é menina foi inventada por alguém sem noção. Ainda bem que temos um prefeito que pensa. Isso não é ser preconceituoso. Cada um siga o seu caminho. Mas a escola tem outro papel e não esse de direcionar o sexo de ninguém. Sou professora e apoio a decisão do prefeito!
Parabéns, Prefeito Miguel Coelho…. Basta ensinarmos o respeito ao próximo, isso é suficiente!!!
Parabéns, Prefeito Miguel Coelho…. Basta ensinarmos o respeito ao próximo, isso é suficiente!!!
Parabéns, Vereador Irmão Elias Passos Jardim pela autoria da Lei, e parabéns, Prefeito Miguel Coelho, por ter sancionado a Lei nº 2.985. A Lei proíbe a doutrinação ideológica de gênero nas escolas do município e não promove nenhum ataque contra as mulheres, nem contra os negros e negras, e nem contra os direitos humanos. Apenas, e acertadamente, protege as nossas crianças de mais um veneno ideológico.
Parabens Miguel Coelho pela postura!
Fico feliz!
Parabéns prefeito…Sou mãe e não quero isso na escola de meu filho…