Faltando apenas 13 dias para o fim do prazo do recadastramento biométrico, em Juazeiro (BA), os eleitores que ainda não realizaram o procedimento, que segue até o dia 31, estão enfrentando longas filas nos postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). De acordo com o órgão, a data não deve ser prorrogada.
O leitor José Santos procurou a redação do Portal Preto No Branco para reclamar da situação. “Estou profundamente indignado com a qualidade do serviço prestada pelo TRE de Juazeiro Bahia. Tudo está um caos. Filas gigantescas se formam diariamente nos postos de atendimento. Tem gente dormindo nas filas, gente chegando às 02h da madrugada para tentar ser atendido cedo”, desabafou.
Ainda de acordo com ele, apesar da grade demanda, as fichas distribuídas diariamente para os atendimentos não estão sendo suficientes. “As fichas acabam rapidamente. Muitas pessoas passam o dia inteiro pra fazer o procedimento e na hora de serem chamadas, precisam esperar ainda cerca de 4 a 5 filas de prioridade serem atendidas”, concluiu o leitor José Santos.
Além do Fórum Eleitoral, que funciona das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e do SAC, os eleitores de Juazeiro podem procurar mais dois novos postos de recadastramento. Foi montado um posto na Escola Municipal Mazarelo, que fica no bairro João Paulo II e o outro no IF-BA, que fica no bairro Dom José Rodrigues.
De acordo com o TRE-BA, dos 153.370 eleitores aptos a votar em Juazeiro, mais de 30% ainda não realizaram o procedimento obrigatório. O cidadão que não se recadastrar pode ter seu título cancelado e não poderá abrir conta em banco ou pegar empréstimo bancário, além de ficar impossibilitado de receber benefícios sociais, tirar passaporte, CPF ou carteira de identidade, realizar concurso público, assumir cargo e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. .
“Apesar das propagandas, as pessoas deixaram o procedimento para fazer na última hora e agora encontram dificuldades”, declarou o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do TRE-BA.
Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento de identificação com foto (RG, Passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação), comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver.
Da Redação por Yonara Santos
Foto: WhatsApp