Beijo forçado, puxão de cabelo, cantadas constrangedoras, “mão boba”… Todo carnaval é a mesma história: muitas mulheres são vítimas de atitudes machistas durante a folia.
Diante de tantos casos de assédio e abusos que grande parte do público feminino enfrenta no Carnaval, e com a proximidade do Carnaval de Juazeiro, que começa sexta-feira (26) e segue até domingo (28), o Preto no Branco demonstra apoio à campanha #CarnavalSemAssédio e lança um manual prático “Para não ser um idiota no carnaval”.
O manual contém dez imagens que trazem mensagens esclarecedoras sobre a paquera no carnaval. “Eu olhei, ela olhou, eu paquerei, ela paquerou, bateu a química. Se não for assim, é assédio”, “Puxar o cabelo e beijar à força é crime, tá ligado?” e “NÃO é NÃO!” são algumas das frases.
A iniciativa tem o objetivo de combater o machismo e repudiar abordagens desrespeitosas que ultrapassem o limite da paquera, já que muitas vezes causam constrangimento ou incômodo às vitimas.
Carnaval é tempo de folia, alegria, diversão, e até mesmo de extravasar. Todo mundo sabe que paquerar e beijar faz parte da folia, porém, antes de tudo, é necessário respeitar a vontade delas.
A campanha foi lançada em 2017 pelo Catraca Livre.
Por um #CarnavalSemAssédio, compartilhe o manual nas suas redes sociais.
Da Redação