Univasf realizará Projeto Trilha da Matemática para estudantes de ensino fundamental e médio

0

Uma trilha lúdica que tem como objetivo mostrar que a matemática pode ser divertida. Essa é a proposta do projeto Trilha da Matemática, organizado pelo Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) e pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro das 9h às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, é aberto para estudantes da educação básica de Petrolina, Juazeiro e região.

Escolas que desejam levar turmas de alunos devem se inscrever através do e-mail eacc@univasf.edu.br. Já o público em geral pode comparecer sem agendamento prévio. A Univasf disponibilizou dois ônibus para levar os estudantes de escolas públicas, que também devem ser agendados previamente através do e-mail. Dentre as atividades que serão desenvolvidas estão oficinas, instalações, jogos e a apresentação de um teatro científico, chamado de Matemonstrika, que terá duas apresentações, às 9h e às 14h. O objetivo do evento é apresentar a matemática de forma mais prazerosa, demonstrando que ela está presente em diversas atividades diárias.

A trilha foi pensada como programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, que teve como tema: “A matemática está em tudo” e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades serão guiadas por 21 monitores voluntários, de diversos cursos, que receberam capacitações para explicar os princípios matemáticos das atividades.

Além disso, algumas atividades realizadas no evento serão inclusivas às pessoas com deficiência, devido a uma parceria com o Núcleo de Práticas Inclusivas (NPSI) da Univasf. A equipe do NPSI realizará treinamento com os monitores do Trilha da Matemática sobre como tratar o público que possuir algum tipo de deficiência.

De acordo com, Mônica Ribas, coordenadora do EACC e organizadora do evento, a pretensão é mostrar que é possível assimilar os conteúdos matemáticos de forma mais leve, interativa e prazerosa. “Queremos atrair a atenção dos alunos que veem essa matéria com desinteresse e como algo maçante. Acreditamos que os participantes do evento sairão muito mais interessados em matemática e em compreender como ela está presente em nosso cotidiano”, afirma.

Outras informações sobre o projeto Trilha da Matemática podem ser obtidas no EACC pelo telefone (74) 3614-1996.

Ascom/Univasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome