SOS Angari: Moradores avisam que não deixarão máquinas saírem do bairro sem conclusão da limpeza prometida

0

O Portal Preto no Branco publicou no último dia 20, uma denúncia do leitor Valter de Souza e também do presidente da Associação de moradores do Angari, cobrando limpeza, saneamento, iluminação e segurança para o bairro histórico de Juazeiro.

Em nome da comunidade, eles reivindicaram a limpeza de um matagal, que toma as margens do rio, impedindo o trabalho dos pescadores e gerando a sensação de insegurança aos moradores.

De acordo com eles, há cerca de um ano a prefeitura iniciou o trabalho de limpeza, mas não concluiu, deixando a comunidade frustrada. “A prefeitura, através do SAAE, iniciou um mutirão de limpeza, meses atrás, e anunciou até que o saneamento tinha sido aprovado. Mas a ação não teve continuidade e também não se falou mais em saneamento. Precisamos de melhorias no bairro. Precisamos de segurança, da presença da polícia. Pedimos que olhem para esta comunidade”, disse o morador.

No último dia 29, voltamos ao bairro e registramos, em vídeo, a situação do Angari. O matagal chega a quase dois metros de altura, os esgotos despejados, diretamente, no Rio São Francisco, exalam um terrível mal-cheiro, poluem o rio e, o mato, só piora a situação. Sem falar na lama, que impede a entrada dos pescadores na área que servia de saída dos barcos. Por lá, não tem mais pescadores, muito menos lavadeiras.

A prefeitura declarou a nossa redação que ” a respeito do esgotamento sanitário do Angari, o projeto continua em avaliação. No entanto, não existe nada definido, pois a comunidade está instalada em uma área de preservação ambiental”.

Veja vídeo:

Através de nota, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro se manifestou dizendo que a limpeza do local já estava prevista na programação da secretaria, assim como a reposição das lâmpadas. Só que 14 dias depois, o problema não foi resolvido. Aliás, a equipe da secretaria até foi ao bairro e iniciou o trabalho de limpeza, mas, novamente, não concluiu.

“Limparam a parte do Nego d’ água e já avisaram que vão voltar para a Orla II e depois retornam pra cá. Da outra vez foi a mesma coisa. Falaram que iam voltar e nada. Vamos esperar mais um ano? Estão de brincadeira com a gente!”, disse Neguinho do Angari.

Ele também avisou a nossa redação, que a comunidade não deixará que a prefeitura leve as máquinas que ainda estão no bairro.

“Só saem daqui, depois que fizerem o trabalho completo. Estamos de vigília e não vamos permitir que nos enganem outra vez!. Deu muito trabalho para descer até aqui. O certo é que concluam o serviço e nos entreguem a área limpa”, declarou.

O presidente da Associação de moradores também informou que a ação de recuperação da iluminação, que também foi prometida, está pela metade.

“Deixaram tudo aqui largado. As lâmpadas não vieram. A fiação tá toda ali, os postes também. Não fizeram a fiação. E com essa escuridão toda, está terrível”, reclamou.

Vamos, novamente, encaminhar a reclamação da comunidade para o órgão responsável.

Da Redação por Sibelle Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome