Sobradinho: Reunião do Fórum Municipal Permanente discute organização da Conferência Infanto-juvenil pelo Meio ambiente.

0

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta segunda-feira (09), no auditório da Creche Municipal Paulo Pacheco, uma reunião extraordinária do Fórum Municipal Permanente para o planejamento da Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

Durante o encontro foram discutidos os seguintes tópicos: Apresentação da dinâmica da conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente; formação do GTT ( Grupo de Trabalho Temporário) para organizar a Conferência; seleção de projetos e ações desenvolvidos pelas escolas nas conferencias escolares; formação de subgrupos para buscar parcerias com diversos setores da sociedade ( Chesf, energia eólica, Univasf, UNEB e outros setores que tenham interesse na questão sócio ambiental).

“A reunião foi muito positiva. Compareceram mais de cinquenta por cento dos membros do Fórum e isso prova que as pessoas estão dispostas a colaborar com a educação. Ficamos felizes porque isso fortalece o processo de uma educação democrática, com o envolvimento dos segmentos da sociedade”, avaliou a professora Regina Cláudia do Nascimento, membro do Fórum Permanente de Educação.

O projeto será desenvolvido ao longo de 2 anos, aproximadamente, e faz parte do processo de Educação Ambiental, tema transversal e contínuo.

Segundo a Secretária de Educação, Dulcilene Kestering, “a conferência tem como objetivo mobilizar os estudantes, adolescentes e jovens do município visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno”.

A educadora também destacou a importância da ação pedagógica.

“A conferência será baseada em um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania nas escolas e comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, trazendo a dimensão social e política da questão da água do nosso rio São Francisco para todos os ribeirinhos, no reconhecimento e valorização de nossa identidade e o sentimento de pertencimento ao chão do velho Chico”, finalizou Ducilene Kestering.

Ascom/PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome