No Dia do Livro (23), conheça o projeto Literatura Urbana, que “esquece” livros pela cidade de Petrolina

0

O Dia Mundial do Livro, 23 de abril teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 05 de Abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes,mas em 1930, passou a ser comemorada em 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

A leitura é um hábito de 56% da população brasileira, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL). Para ser classificado como um leitor, a pesquisa considera necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. .

Em média, os entrevistados disseram ter lido 2,54 livros nos últimos três meses, sendo 1,06 do começo ao fim. Entre os que têm o hábito da leitura, a média é de 4,54 livros no período, com 1,91 inteiro.

77% dos leitores disseram que gostariam de ter lido mais, 43% disse que não o fez por falta de tempo. Entre os que não tem o hábito da leitura, 32% alegou a mesma razão para não se aproximar dos livros. Outros 28% disseram simplesmente que não gostam de ler e 13% que não tem paciência. Os estudos mostram que 30% da população nunca comprou um livro.

Dados que apontam para a necessidade de se incentivar o hábito da leitura.

 

Foi pensando na formação de leitores que as estudantes do curso de Letras, Ludmilla Barbosa e Karla Gomes, da UPE Campos Petrolina, criaram o projeto “Literatura Urbana”. As estudantes planejaram deixar livros pelas praças, pontos de ônibus da cidade e outros lugares estratégicos.

Elas arrecadaram os livros, junto a outras turmas da faculdade, e em uma semana conseguiram mais de 200 exemplares.

A primeira intervenção aconteceu com aceitação e sucesso. Os livros foram “esquecidos” em praças, na orla e em outros espaços da cidade, com bilhetinho escrito “pode pegar”.

O grupo de estudantes ficou de longe, observando o momento exato em que livro era encontrado.

“Foi bastante gratificante ver as pessoas pegando o livro. Nos emocionamos bastante”, declarou Ludmilla.

O projeto Literatura Urbana vem ganhando força e foi convidado para participar da 4º edição do Clisertão, Congresso Internacional do Livro, Literatura no Sertão, que vai acontecer nos dias 7 e 11 de maio – 2018, na Faculdade UPE em Petrolina.

Literatura Urbana está na programação no dia 08, promovendo uma atividade de caça aos livros em escola pública e dia 09 o evento acontecerá nas ruas normalmente, interagindo com a população.

Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto doando livros dos diversos gêneros literários, através do número (87) 99967519884.

“ Entendemos que muitas pessoas querem ter acesso aos livros, mas infelizmente nossa região não tem livraria, sem falar no custo dos livros, que é muito alto. Então, a nossa intenção é dar esse presente ao um futuro leitor, tocar as pessoas, fazendo com elas possam refletir, sobre a importância da leitura, pois através da leitura que a gente se torna um cidadão mais crítico”, declarou Karla, também idealizadora do projeto.

Mais informações: E-MAIL. lina@outlook.com

Por Lívia Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome