Com quase 40% da capacidade, Barragem de Sobradinho vai operar com maior defluência em maio

0

(foto: reprodução/internet)

O reservatório de Sobradinho, maior da bacia do São Francisco, passará a operar com uma maior defluência a partir de 1º de maio. A mudança foi decidida nesta segunda-feira (23), durante reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco. A bacia hidrográfica está enfrentando um longo período de estiagem desde 2012, maior período contínuo do fenômeno já registrado na região.

De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), com a alteração, a defluência mínima do reservatório de Sobradinho passa a ter uma média diária de 600m³/s. Atualmente estava vigente a vazão de 550m³/s, que foi autorizada por intermédio da Resolução ANA n° 1.291, de 17 de julho de 2017, e prorrogada por meio da Resolução n° 1.943, de 6 de novembro de 2017.

A decisão se baseou no fato de que o Reservatório da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho e Itaparica (BA/PE) – está com 39,72% de seu volume útil, sendo que um ano antes o total acumulado era de 21,48%, menor percentual do histórico. No caso específico de Sobradinho, o volume útil atual é de 37,66%, o que representa uma reserva de 10,797 milhões de metros cúbicos.

A hidrelétrica de Sobradinho, além da geração de energia, cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange municípios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Operada pela CHESF, a hidrelétrica tem potência instalada de 1.050.300kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34.117 hectômetros cúbicos (34,117 trilhões de litros) – maior da bacia do São Francisco.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome