Com direção de Alan Cleber e direção de montagem de Hertz Félix, será apresentado nos dias 4,5 e 6 de maio, às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, o espetáculo teatral “Cabra Cega”, que propõe uma crítica ao atual modelo político e questiona não só “os grandes comportamentos corruptos, mas também os pequenos gestos de corrupção que permeiam nosso cotidiano”.
A produção executiva é da jornalista e atriz Kátia Gonçalves, classificação 14 anos. Os ingressos custam 20 reais na compra antecipada e para estudantes e idosos. Para o público em geral, o valor do ingresso é de 40 reais.
A produção é da HF. Produções Artísticas, que idealizou a montagem do musical, inspirado na obra de Aloísio Villar, bem propício para o atual momento político brasileiro.
“A adaptação surgiu da necessidade de aprofundarmos o debate dessa questão tão cara ao nosso país e fugir do maniqueísmo que costuma pautar esse tipo de discussão, utilizando-se de diversas linguagens expressivas da arte como a música de Chico Buarque de Holanda cantada e tocada em cena, dança e imagens em movimentos projetadas em led”, divulgou a HF sobre a o musical.
O teor do texto é completamente apartidário, apontando o dedo para o sistema como um todo, de forma imparcial e buscando uma reflexão profunda e honesta.
“Cabra Cega”, faz uma “sátira ao descaso dos políticos para com a população e mostra que a maior preocupação dos representantes que elegemos é simplesmente obter benefícios para si mesmos e a manutenção de suas posições de poder”, esclarece a assessoria do espetáculo.
Através do fazer teatral, os produtores do espetáculo pretendem contribuir com a formação de opinião e conscientização política no que concerne a desigualdade, a corrupção, sobretudo a situação desoladora, desesperançosa e a descrença política que toma conta de grande parte da população brasileira.
Sinopse:
Majestade é um operário de construção civil, que depois de 30 anos de serviços prestados a uma empresa é demitido, no mesmo dia em que é diagnosticado que tem câncer e com pouco tempo de vida. Para somar seu desespero, se depara com a dificuldade de comprar o medicamento de sua única filha cadeirante que há meses deixou de ser fornecido pelo SUS. Fatos estes que o leva a praticar um assalto na saída do banco a um Deputado Federal que sai com uma mala cheia de dinheiro. Desse encontro inusitado, surge um embate, uma busca de autoconhecimento, e a vida é passada a limpo desnudando um país e a alma humana, concluindo-se que a maioria da nação brasileira é composta de Cabra Cega, onde poucos enxergam a verdade.
Elenco:
CARLINHOS TAPIOCA Ator/Cantor Ator, Cantor. Atuou no projeto “Cabra Frote” realizado pelo Governo do Estado da Bahia. No cinema participou dos filmes: Irmãos Quixaba; Reza a Lenda e Meteoro. Atuou em 08 espetáculos teatrais, com destaque para “A Esposa Que Não Foi Beijada”; “Roque Santeiro”; “O Portão do Paraíso”. Foi Apresentador do Festival Honda 2017 e do Carnaval de Juazeiro 2018. Foi produtor local da Minissérie Nacional “Amores Roubados”, produzido pela TV Globo.
ELISÂNGELA MOURA
Atriz/Cantora
Cantora lírica profissional. Melhor Intérprete no Canta Nordeste de 1995. Melhor Intérprete e Melhor Música no Canta Nordeste de 1996. 3°lugar no Concurso de Canto Lírico do Maranhão (Maracanto). Finalista do Concurso Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Cantora da Orquestra de Metais do Maestro Paulo Primo durante 7 anos. Em 2017 forma dupla com o cantor Ivan Leão, com quem se apresenta em bares e festas particulares com repertório diversificado.
ELDER FERRARI
Ator/Cantor
Ator – DRT 3032/BA. Diretor , Cantor e Produtor Artístico. Formado em Teatro pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Com mais de 40 peças teatrais, protagonizou espectáculos como : Confissões; Morte e Vida Severina; Navalha Na Carne; Dom Casmurro; Vidas Secas; A Hora Da Estrela; Dois Perdidos Numa Noite Suja. Participação nas novelas: A Favorita e Velho Chico. No cinema foi protagonista no longa metragem BARCO SEM PESCADOR, dirigido por Hertz Félix. Atualmente vocalista da banda Erva doce.
IVAN LEÃO
Ator/Cantor
Cantor, Músico e Ator. Iniciou carreira de ator em 2003 no espetáculo “Via Sacra” interpretando Jesus Cristo, com direção de Wellington Monteclaro e Devilles, somando mais de dez espetáculos, destacando-se: “O Beijo da Mulher Aranha” dirigido por Hertz Félix, Navalha na Carne, dirigido por dor Durjandi Borges e Escola de Machos, dirigido por Alan Cleber. Iniciou sua carreira musical em 2003, cantando e tocando violão em barzinhos e festas. Atualmente canta em dupla com a cantora Elisângela Moura, atendendo a todo repertorio musical.
JOICE GUIRRA Atriz/Cantora Atriz, Cantora e Jornalista. DRT. Nº 4302-BA Participações em pockets shows. Como atriz atuou nas peças A Hora da Estrela; Gota D’Água e O Rei Leão. Vencedora do prêmio de Melhor Cantora no Paraíba Pop Star em 2007. Finalista do Festival Geraldo Azevedo da canção em Petrolina 2008 e 2009, defendendo canções autorais, e também cantor e compositor, Genivaldo bispo. Vencedora como Melhor Intérprete do Festival Edésio Santos da Canção, em Juazeiro BA. Vencedora como Melhor Música do Festival Edésio Santos da Canção, defendendo a canção “amor líquido” de Moesio Belfort. Entre os trabalhos mais recentes estão o espetáculo cantos de mim, onde faz releituras de canções de MPB e canta músicas Autorais.
RODRIGO LEAL
Ator/Cantor
Cantor e Ator. Vencedor por 3 anos do Festival (Face) Festival Anual da Canção Estudantil. Foi vocalista das bandas Som Brasil, Tertúlia, Kandú, que faziam parte de projetos musicais com músicas autorais. Atualmente com projeto solo, cantando músicas estilo Black Music. Recentemente gravou em nova versão canção do poeta Cazuza, obtendo reconhecimento de um dos compositores “Reginaldo Árias”, que lhe rendeu “parabéns”, afirmado ter adorado a nova versão.
ALAN CLEBER
Diretor Geral Cantor, Ator, Diretor Teatral, Coreógrafo, Articulador Cultural, Produtor de Eventos. Premiado como “Melhor Intérprete” do Iº Festival Edésio Santos da Canção. Por duas vezes recebeu o “Premio Zap de Música” como Melhor Cantor do Ano. Fez abertura de shows de Djavan, Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Ivete Sangalo, Jota Quest, Saulo, Harmonia do Samba e Cidade Negra. Para o teatro, dirigiu espetáculos memoráveis como Greta Garbo; Blue Jeans; A Gaiola das Loucas; O Pagador de Promessas; Roque Santeiro. Premiado como Ator Revelação no espetáculo BLUE JEANS, dirigido por Adonilson Souza. No cinema participou dos filmes Bravios do Sertão e Volúpia.
HERTZ FÉLIX
Diretor de Montagem Ator/ Diretor/ Escritor – DRT. Nº 6619 – São Paulo Atuou e dirigiu 72 peças de teatro, com destaque para: O Bem Amado, Roque Santeiro; O Pagador de Promessas; Antonio Meu Santo e A Gaiola das Loucas. Escreveu e Produziu 13 radionovelas para a Fundação Emissora Rural de Petrolina-PE. Em destaque Lampião, A Lei do Sertão; Prova de Amor e Jogo Marcado. Roteirizou, atuou e dirigiu 14 filmes. Entre eles: Irmãos Quixaba; Açúcar Amargo e Guerra de Canudos. Atuou em 4 telenovelas (SBT (Meus Filhos, Minha Vida/ Jerônimo) – RECORD (Marcas da Paixão) – REDE GLOBO (Amores Roubados).
KÁTIA GONCALVES Produtora Executiva Atriz/Produtora: DRT n°3042-BA, Jornalista: DRT n° 3055-BA. Atuou em 12 espetáculos. Produziu 08 espetáculos, dentre eles A Dona da História, de Joao Falcão, premiado em três festivais de teatro (PE e DF). Produziu 2 filmes, um aprovado pela Comissão Deliberativa do Sistema de Incentivo à Cultura Lei: n 1055 de Pernambuco. Produtora local do Filme Meteoro, produzido por Bia Castro ( a mesma que produziu Central do Brasil). Atuou na telenovela Marcas da Paixão produzida pela Rede RECORD. Trabalhou como Coordenadora e Apresentadora na TV Grande Rio em Petrolina-PE, filiada da Rede Globo. Jornalista, tendo trabalhado ultimamente na Organización de las Naciones Unidas para la Alimentacaion e la Agricultura – FAO- Bolívia.