Secretaria de Educação de Sobradinho realiza a V Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

0

 

Com o Tema “No Chão da diversidade o cuidado com suas águas” a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria da Educação, realizou no último sábado (28) no auditório do CELEM, a V Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, em atendimento a V Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente.

A V Conferência teve como objetivo fortalecer a educação ambiental e propiciar uma atitude responsável da comunidade escolar com as questões sócio-ambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem, em uma visão de educação integral para a sustentabilidade, o respeito, a diversidade e a inclusão.

No primeiro momento, foi ministrada uma palestra pela professora e membro do Fórum Municipal de Educação –FME- e do Conselho Municipal de Educação- CME, Regina Cláudia do Nascimento, que abordou sobre “Água e Sustentabilidade”, em seguida aconteceram apresentações artísticas de música, teatro e poesia com alunos da rede municipal.

A Conferência Municipal foi norteada ainda por debates sobre assuntos como, o cuidado da água na escola e coletivo jovem pelo meio ambiente e protagonismo. Durante o evento foram escolhidos os representantes de Sobradinho para a etapa estadual da conferencia.

A secretária municipal de Educação, Ducilene Kestering, falou da sua satisfação com a participação efetiva dos estudantes da rede municipal.

“ Ver este auditório lotado de estudantes me deixa muito feliz, pois isso demonstra a preocupação dos nossos jovens com o que está acontecendo com a natureza. A Conferência é um processo pedagógico que tem a missão de levar para a comunidade a consciência ambiental, através de diálogos e encontros voltados para os estudantes, reforçando o sentimento de preservação do meio ambiente e de sua identidade como ribeirinho”, declarou a secretária.

A estudante do 9º ano do CELEM, Maria Eduarda Nunes dos Santos, destacou a importância dos trabalhos realizados na pré-conferência e na Conferência Municipal Infanto-juvenil Pelo Meio Ambiente.

“Antes desta Conferência tivemos um primeiro momento de visitas técnicas, acompanhadas pela professora Socorro Araújo que nos ajudou a desenvolver o projeto “ Conserve hoje para preservar o amanhã”. Registramos em fotos a situação do rio, das matas ciliares, fizemos estudos das espécies ameaçadas e conversamos com moradores que residem às margens do Rio São Francisco. O encontro de hoje só vem a somar aos trabalhos que estamos realizando na escola, pois somos nós os jovens, que iremos repassar para as outras pessoas a importância de preservação do meio ambiente. Todos nós temos que fazer a nossa parte”, disse a aluna.

Ascom PMS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome