O Bus Rapid Transit (BRT) proposto pela prefeitura de Salvador está ganhando cada vez mais adeptos que dizem ‘não’ ao projeto. No alvo dos moradores e cidadãos que estão fazendo campanhas contra a derrubada das árvores que estão na rota do transporte, o cantor Caetano Veloso entrou na lista daquelas que também dizem ‘não’ ao BRT .
No instagram, o artista fez um post chamando a população para um manifesto que irá acontecer neste domingo (6), na frente do Hospital Aliança, na Avenida ACM.
No texto, Caetano faz um repost que diz: “ATENÇÃO! Venham todos para o MANIFESTO CONTRA O PROJETO DO BRT EM SALVADOR, no próximo domingo, 06/05, às 9h no canteiro em frente ao Hospital Aliança! A gestão de @acmnetooficial na prefeitura de Salvador, quer gastar mais de 800 milhões de reais para implantar um BRT que é uma opção de transporte coletivo considerada atrasada, que ao invés de diminuir, vai estimular o aumento do número de carros circulando, que vai derrubar mais de 500 árvores (segundo a própria prefeitura, algumas delas centenárias), vai tamponar dois rios, acabar com uma paisagem que é um respiro de verde para muitos soteropolitanos e substituí-la por concreto. A população não quer mais esse tipo de obra, prefeito! Ouça o que os especialistas e cidadãos conscientes de Salvador têm tentado lhe dizer. Existem opções mais baratas, com menos impactos ambientais e urbanísticos para melhorar o transporte coletivo. Por mais mudas que sejam plantadas pela prefeitura, nada vai compensar a perda dessas árvores e desses rios. Salvador não quer este projeto de BRT, precisamos que você pare essa obra já! @naoaobrtsalvador”
No dia 29, aconteceu mais um protesto, no qual os manifestantes pediam a ação do Ministério Público (MP) no caso.